Escolas da rede municipal recebem visita de planetário itinerante










Nesta quinta-feira (11/05) o planetário estará na escola Cynthia Cliquet Luciano, na Enseada

Alunos da escola municipal Antônio Luiz Monteiro, em Boiçucanga, na Costa Sul de São Sebastião, tiveram a oportunidade de conhecer de perto o planetário do Museu de Astronomia e Ciências Afins do Museu de Astronomia (MAST), que há 10 anos promove estas visitas em escolas pelo Brasil com o projeto "O Planetário vai à Escola".

O planetarista responsável pela apresentação do planetário, Carlos Henrique Zeferino da Silva, afirma que o trabalho, por meio da inclusão científica, tem o objetivo de deixar o céu ao alcance de todos, promovendo a popularização da ciência por ações educativas do MAST.

Silva explica que dentro do planetário, crianças têm contato direto com imagens em 3D do Sistema Solar e conhecem mais sobre as principais características e curiosidades dos planetas e estrelas.

A aluna do 5º ano E, Sabrina Passos de Souza, de 11 anos, achou tudo muito legal. "Pudemos ver os planetas e os satélites bastante de perto. Por mim, ficaríamos aqui a aula inteira", brincou a estudante.

Já a colega de sala de Sabrina, Tammie Felix de Souza, também de 11 anos, disse que ficou encantada com a tridimensionalidade das apresentações na parte superior da estrutura do planetário.

"Existe um momento da apresentação em que os planetas descem com tudo e ficam bem próximos de nós. Nessa hora, a turma toda ficou assustada e gritou muito", lembra a estudante.

Os alunos maiores, como os estudantes do 8º ano, assistiram ao vídeo "As oito maravilhas da Via Láctea - The wonders of the Milky Way" - um vídeo com 20 minutos de duração, que leva os espectadores bem perto dos planetas em imagens registradas diretamente do espaço.



Alícia Vellen de Jesus Souza, de 13 anos, aluna do 8° D, falou sobre a oportunidade de conhecer o planetário. "Achei muito interessante poder saber as diferenças e semelhanças entre os planetas", explicou.

O planetário itinerante faz parte das atividades do Encontro Regional de Astronomia (EREA), que está acontecendo em São Sebastião desde a última terça-feira (9) e vai até amanhã. O projeto é idealizado pela professora Heliane Harumi, coordenadora Regional da Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica (OBA). Nesta quinta-feira (11), o planetário estará na EM Cynthia Cliquet (Costa Norte).

Comentários