Prefeitura e Estado lançam cursos de qualificação em São Sebastião





A Prefeitura de São Sebastião, através do Fundo Social de Solidariedade, e Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) promoveram nesta quarta-feira (05/04) a aula inaugural dos cursos de recepcionista/atendente e porteiro, que serão ministrados no Centro Integrado Profissionalizante (CIP), no bairro da Topolândia.

Os cursos têm um total de 60 vagas que foram preenchidas, por meio de inscrições realizadas no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). O evento, prestigiado pelos secretários municipais de Educação, Segurança, Governo e representantes do Fundo Social, contou também com a presença do chefe de gabinete da SERT, Luciano Martins Lourenço.

O Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) têm como objetivo qualificar o aluno para aumentar suas chances de inserção no mercado de trabalho. A duração será de 160 horas que deverão ser cumpridas em cerca de dois meses. O PEQ é voltado, prioritariamente, para quem está desempregado, tem entre 30 e 59 anos e não concluiu o ensino fundamental. Essa é a faixa populacional que tem mais dificuldade em encontrar emprego.

Representando o prefeito Felipe Augusto no evento, o secretário adjunto de Governo, Ângelo Itavo Neto, afirmou que a solução de todos os problemas passa pela educação, pelo conhecimento e que o município vai buscar outras parcerias com o Estado para atrair mais cursos de qualificação para São Sebastião.



Já o chefe de gabinete da SERT destacou que esses cursos foram solicitados pelo vereador Ercílio Souza e que esta é uma oportunidade para que as pessoas tenham mais facilidades para voltar ao mercado de trabalho. “Vivemos em crise econômica atualmente, mas ela vai passar e os empregos estarão de volta. O trabalhador precisa estar preparado para ocupar as vagas”, afirmou Luciano Lourenço.

Comentários