Prefeitura e Marinha estudam convênio para fiscalização da orla de São Sebastião



A Marinha do Brasil fez na tarde desta quarta-feira (22/03) uma apresentação aos vereadores de um convênio que poderá ser firmado com o município de São Sebastião, objetivando a fiscalização dos cerca de 100 km da orla do município. A exposição foi feita pelo capitão Luiz Antônio Anídio Moreira, comandante da Delegacia da Capitania dos Portos, que ressaltou que este pode ser o primeiro convênio efetivo entre a Força Armada e um município do litoral norte paulista. A apresentação foi prestigiada pelo prefeito Felipe Augusto e pelos vereadores Reinaldinho Moreira, Renato da Silva, Onofre Neto, Giovani dos Santos, o Pixoxó, Edivaldo Pereira Santos, o Teimoso, Daniel Simões, Ercílio de Souza e Elias Rodrigues.

Antes da apresentação da Marinha, o prefeito Felipe Augusto exibiu o vídeo institucional do município apresentado na Seatrade, a maior feira náutica do planeta destinada a operadores de cruzeiros. O chefe do Executivo fez ainda um relato das atividades no evento da Flórida (EUA), em que iniciou contatos com investidores para, através de Parceria Público Privada (PPP), sejam construídas três marinas públicas e um homeport. “Outros prefeitos também foram a Seatrade, mas não avançaram os contatos e não retiraram do papel o antigo sonho da cidade de contar com marinas públicas, que geram empregos e renda”, recordou Felipe Augusto.

O prefeito também abordou outra parceria com a Marinha que envolve a permuta da atual área ocupada pela Capitania na Rua da Praia, por outra municipal no Balneário dos Trabalhadores. O projeto é que o homeport (pontos de embarque e desembarque de passageiros de cruzeiros) seja instalado exatamente na Praia Grande e fique sob o comando da Marinha que irá utilizar o berço para suas operações no mar.

O comandante Anídio afirmou que está entusiasmado com o projeto de permuta de áreas e, sobre o convênio, informou que tentativas infrutíferas foram realizadas por outros três delegados da capitania que já passaram por São Sebastião. O capitão fez a apresentação de um slide demonstrando detalhes de como pode ser elaborado o convênio (a ser aprovado também pela Câmara Municipal) que compartilha a fiscalização da orla com o município, eleva a segurança da navegação e previne acidentes entre embarcações e banhistas.

Comentários