GCM apresenta ações e discute melhorias para corporação com prefeito




O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Edgar Celestino, e o prefeito Felipe Augusto reuniram-se, ontem (22/03), para tratar das ações realizadas pela GCM até o momento e discutir melhorias para a corporação.

Em pauta, além das ocorrências atendidas pela GCM ao longo dos três meses de 2017, registradas pelo Centro de Operações Integradas (COI), foram apresentadas também as atuações que a Guarda Civil Municipal implementou nesta gestão e que desempenha de forma continuada.

Essas ações compreendem o “Estágio de Qualificação Profissional”, que objetiva o aperfeiçoamento do agente por meio de cursos de defesa pessoal, de manuseio de arma de fogo e tiro, cursos sobre trânsito, além de palestras sobre segurança pública, direitos humanos e outros assuntos pertinentes a profissão.

Já a “Operação Transporte Seguro”, visa a segurança dos usuários nos transportes públicos municipais, por meio de patrulhamento nos pontos de ônibus e fiscalização com abordagem aos veículos.

Outra operação é a “Patrulha Maria da Penha”, que tem como base a fiscalização e o acompanhamento das Medidas Protetivas, ações designadas pelo Poder Judiciário para proteção de mulheres vítimas de violência doméstica, além da “Ronda Escolar”, que garante estratégias de segurança dos estudantes municipais de toda a rede.

Durante a reunião, foram abordadas também questões como investimentos na corporação. De acordo com comandante da Guarda, a prefeitura já autorizou a compra de novos uniformes, e a locação de seis novas viaturas, modelo SUV. “A pintura da base da GCM, na região central, assim como o estudo para uma nova base localizada na Costa Sul do município, já está sendo providenciado”, declarou Celestino.

Melhorias para a Guarda Mirim também foram discutidas, como por exemplo, a ampliação do projeto através de novos polos de ensino, em bairros da região central, Costa Sul e Costa Norte.

Para Felipe Augusto, a valorização do servidor é de suma importância. Benefícios como o “Risco Atividade”, a “Folga Flagrante”, o “Regime Especial de Trabalho do Guarda – RETG”, e o “Plano de Cargos e Carreira”, anseios da corporação desde que ela passou a exercer suas funções em 2008, são vistos com bons olhos pelo prefeito e poderão fazer parte do dia-a-dia do guarda.

Comentários