Escolas realizam diversas atividades sobre a cultura caiçara durante o mês de março






O mês de março nas escolas da rede municipal de ensino foi de bastante interação e aprendizagem. Entre os temas abordados, um que ganhou destaque foi o Dia do Caiçara, comemorado no dia 15 de março.

As ações foram as mais variadas sobre a cultura tradicional do município, desde a realização de feiras, mostras, apresentações teatrais e musicais, contações de histórias e brincadeiras.

Na EMEI Pônei Azul e EM Solange de Paula, na Enseada, Costa Norte de São Sebastião, aconteceu a primeira Mostra da Cultura Caiçara. Na ocasião, os estudantes receberam a visita da professora e contadora de causos caiçaras, Neide Palumbo, juntamente com o pescador Sebastião Salomão, mais conhecido como "Tião Salomão", poeta, artesão e também contador de causos caiçaras. Na Mostra foram apresentadas fotos antigas retratando o bairro da enseada no século passado.

A EMEI Chapeuzinho Vermelho, no bairro de São Francisco, teve também contação de história “O segredo de Druzilla, a encantadora de siris”, que emocionou as crianças. Elas aprenderam também uma receita do doce de banana, desde o preparo até a degustação, utilizando um produto cultivado em nossas terras antigamente. Além de uma apresentação teatral da chegada dos Portugueses ao Brasil, com a participação dos funcionários

Já na EMEI Reino da Alegria, na Topolândia, região Central, ocorreu uma contação de história para os alunos "O Pescador, o anel e o rei", do livro de Bia Bedran. Moradores tradicionais do bairro, Seu Bento e o Seu Messias, ambos do bairro da foram conversar com as crianças sobre a importância da cultura caiçara, e mostrar como é a confecção da rede de pesca.

Outra unidade escolar com muitas atividades foi a EMEI Pingo de Gente, no Morro do Abrigo, que realizou um passeio monitorado na Casa dos Escravos, no local houve a contação da Lenda do Morro do Abrigo, e também explicações sobre a história de São Sebastião, com exposições de imagens antigas e da chegada dos portugueses.

A escola Maria Alice Rangel, no Jaraguá, apresentou a História de São Sebastião e Cultura Caiçara, modo de vida e costumes, História de São Sebastião – Livro “História e Geografia de São Sebastião”, além da exibição do vídeo O Saber e o Fazer O Descobrimento das Américas: Colombo, Américo Vespúcio, Cabral, e diversas outras ações.

Comentários