Educação e Saúde realizam estudo sobre perfil nutricional de estudantes da rede municipal





As secretarias de Saúde (SESAU) e Educação (SEDUC), por meio do Programa Saúde na Escola, realizaram uma aferição de peso e estatura nos estudantes da rede de ensino de São Sebastião, a fim de verificar o perfil nutricional dos alunos.

Foram analisados 10860 crianças e jovens, de 59 unidades escolares, os estudos mostraram que em cada 100 alunos menores de cinco anos, 16 estão acima do peso. No ensino fundamental e no ensino médio, o excesso de peso foi observado em 18% e 13% dos alunos, respectivamente.

Segundo o Programa Saúde na Escola, estes dados confirmam a tendência de obesidade verificada por estudos nacionais, que apontam que metade dos brasileiros está acima do peso e no caso das crianças, aproximadamente, 15% delas apresentam a mesma condição.

Diante dos apontamentos do estudo as nutricionistas da SEDUC e da SESAU planejaram uma série de ações intersetoriais de alimentação e nutrição, com o intuito de sensibilizar a população sobre a importância de manter hábitos alimentares saudáveis desde a infância.

Dentre as ações estão previstas a orientação nutricional de pais dos alunos da educação infantil, inclusão de preparos diferentes com frutas, verduras e legumes na alimentação escolar, e campanha nas escolas, e unidades de saúde para a redução do consumo de açúcar proveniente de bebidas industrializadas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo e a preocupação com o excesso de peso em crianças menores de seis anos deve-se à elevada chance de a criança tornar-se um adulto obeso, além do risco de adquirir doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e dislipidemias ainda em idades precoces.

Comentários