CIAMA inicia campanha para doação de leite materno em São Sebastião





O Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA) está realizando uma campanha para estimular as mulheres, em fase de amamentação, a doarem leite para o Centro.

De acordo com a enfermeira, Carla Bruço, o CIAMA está passando por uma fase em que o estoque de leite está praticamente escasso. “Somos o único banco de leite do Litoral Norte, e precisaríamos no mínimo de 50 litros de leite por mês para suprir a demanda, as nossas doações são de até 30 litros”, explicou.

Carla disse ainda que para fazer a doação basta entrar em contato com o CIAMA para informar-se de todos os procedimentos. “Nós disponibilizamos o treinamento para as mães, recolhemos o leite, que pode ficar no freezer da residência por até 15 dias sem pasteurização”, contou.




Como doar:

1- Manter o vidro fechado até o uso;

2- Colocar gorro e máscara;

3- Lavar bem as mãos com água e sabão até o cotovelo;

4- Escovar as unhas com água e sabão;

5- Passar gaze com água no mamilo, de dentro para fora;

6- Desprezar as primeiras gotas de leite;

7- Iniciar a ordenha do leite, com uma mão segure o vidro junto da mama (próximo à aureola) e com a outra faça a ordenha com indicador e polegar;

8- Após a coleta, fechar bem o vidro e passar álcool em volta;

9- Colocar o leite no freezer, congelador ou geladeira;

10- O leite materno pode ficar na geladeira por até 14 horas, no congelador de 5 a 7 dias e no freezer até 15 dias;

11- Comunicar o CIAMA ou o Posto de Saúde mais próximo da residência.



O CIAMA está localizado na rua Antônio Pereira da Silva, 280, Topolândia, e funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Telefone (12) 3891-4961.

Comentários