Alimentação escolar saudável é implantada em São Sebastião







A Secretaria de Educação tem trabalhado nos últimos meses para melhorar cada vez mais a qualidade da merenda escolar de São Sebastião. Diariamente são ofertadas mais de 20 mil refeições para os milhares de estudantes da rede municipal, desde o ensino infantil ao Fundamental 2.

Atualmente, a alimentação nas escolas é composta por frutas, verduras, legumes, carnes magras, cereais, leguminosas, pães tradicionais e integrais. Os alimentos são frescos e preparados com todos os cuidados de boas práticas de manipulação dos alimentos, além de serem extensamente analisados e calculados para atender as necessidades dos alunos, de acordo com cada faixa etária.

E para melhorar o que já é bom, está acontecendo, em todas as unidades escolares, o mês da Saúde Preventiva da Obesidade Infantil, onde a equipe de Nutrição de São Sebastião, inseriu algumas preparações funcionais no cardápio dos alunos como o Suco Verde, grande aliado da saúde, feito com vegetais de folha verde escura, frutas, raízes e grãos integrais.

Estudos apontam que a bebida é capaz de reunir diversos nutrientes importantes para o corpo, como cálcio, ferro, vitamina C, ácido fólico, magnésio, ômega 3 além de fibras e antioxidantes. Foram produzidos uma média de 3 mil litros de suco e está fazendo o maior sucesso entre os alunos.

De acordo com a SEDUC, este ano, os estudantes contam também com o direito à Merenda escolar adaptada e segura, caso sejam portador de necessidade nutricional especial.

Segundo a equipe de Nutrição Escolar, é imprescindível promover a inclusão alimentar, sempre com foco no binômio “Saúde e Educação”, com abrangência não só ao aluno que necessita garantir as necessidades nutricionais com base em um novo contexto alimentar, bem como estender o conhecimento e as ações para os familiares e diretores, além de capacitar a escola com base em conhecimentos técnicos para receber este aluno.

O objetivo desta ação é o de promover um ambiente nutricional seguro, eficiente e de qualidade às crianças com restrições alimentares, devido alguma patologia, alergias, intolerâncias, entre outros; através de informações que possam subsidiar os profissionais que preparam e distribuem as refeições, a fim de promover a inclusão de todos no ambiente escolar.

Este mês, a equipe de nutrição realizou alguns testes e desenvolveu receitas para bolos de cardápios adaptados de acordo com as versões tradicionais – bolo pão de ló com recheio e cobertura de chocolate e bolo de chocolate com recheio tipo beijinho e cobertura de chocolate. Tudo sem glúten, sem leite, sem soja, sem ovos, sem oleaginosas, sem corantes, mas com muitos nutrientes, sabor e amor.

Comentários