Ministros da Cultura e Agricultura, Pecuária e Abastecimento recebem demandas da prefeitura de São Sebastião






Fortalecimento das políticas públicas sebastianenses é meta em governo


A agenda do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, em Brasília foi bastante intensa nos últimos dias. Ele percorreu os Ministérios da capital do país em busca de parcerias e incentivos para trazer diversas melhorias para auxiliar e fortalecer o município.

Nesta quarta-feira (15/02), ele esteve em Brasília para despachar demandas referentes ao setor pesqueiro sebastianense. Entre as diversas solicitações realizadas junto ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Borges Maggi, foi requisitado uma fábrica de gelo e um caminhão frigorífico, para transporte do gelo e pescado, oriundos da pesca artesanal na Costa Sul do município.

Na ocasião, o prefeito pode explanar que devido à cidade ter uma extensão territorial peculiar, de mais de 107 km, faz-se necessário o atendimento ao segmento de forma descentralizada. A audiência contou com a participação do secretário de Aquicultura e Pesca, Dayvson Souza, que também se prontificou a ajudar o setor pesqueiro de São Sebastião no que fosse necessário.

Já na tarde da última terça-feira (14/02), a reunião aconteceu no Ministério da Cultura, onde o prefeito pode debater com o ministro da pasta, Roberto Freire, a criação do primeiro museu dedicado à cultura caiçara em São Sebastião.

A proposta apresentada durante o encontro visa a criação de um espaço além de contar a história do povo caiçara, originário do litoral das regiões Sudeste e Sul do Brasil, formados a partir da miscigenação entre índios, brancos e negros, que vivem da pesca artesanal, da agricultura e da caça, vai também retratar a história do município.

Segundo Felipe, o museu irá valorizar e promover o resgate da cultura local. “Hoje temos algumas opções de prédios históricos tombados, alguns até abandonados, que poderiam abrigar o museu. Nossa história vem desde o tempo dos navios negreiros dos piratas, da colonização. Nosso desafio é unir todos esses elementos em um único prédio", afirmou.

Para o ministro Roberto Freire, a criação do museu é bastante válida, ele salientou ainda que o projeto pode ser executado via Lei Rouanet, de incentivo fiscal.


Fonte: Beatriz Rego|DEPCOM

Comentários