PREFEITURA MOBILIZA DEFESA CIVIL DO ESTADO E INTITUTO GEOLÓGICO POR CAUSA DE SITUAÇÃO DE RISCO NO MORRO DO ESQUIMÓ, COSTA SUL DE SÃO SEBASTIÃO





A Administração Municipal está tomando medidas preventivas para evitar que moradores tenham problemas com eventuais deslizamentos de terra no Morro do Esquimó, em Juquehy, Costa Sul de São Sebastião. Nesta sexta-feira o prefeito Felipe Augusto visitou o local junto com técnicos do IG - Instituto Geológico e integrantes das defesas civis do estado e do município. A situação no Esquimó preocupa porque no acumulado de três dias o índice pluviométrico na região tem ficado em torno de 100 milímetros, o que mantem Defesa Civil Municipal em Estado de Atenção.

Caso as chuvas persistam a recomendação que está sendo repassada aos moradores é para que deixem o local e se dirijam para a casa de familiares ou amigos. Na hipótese de necessidade de abrigo para quem não tiver para onde ir, o prefeito já determinou um plano de contingência onde essas pessoas deverão ser alojadas na Escola Municipal de Juquehy.

O problema central no Esquimó, que já foi alvo de avaliações do IG nos últimos anos, é que há uma fenda no alto do morro por onde ocorre infiltração de águas das chuvas provocando deslocamentos de terra. A localidade, inclusive, já foi alvo de remoção de moradores que foram realocados em um conjunto de moradias populares na Costa Norte. Ocorre que, após isso, não houve fiscalização e o morro voltou a ser ocupado.

Os técnicos que estão no local irão realizar um novo relatório sobre as condições geológicas no alto do morro. Será a partir desse estudo do IG que o município será orientado sobre quais medidas deve adotar em relação às residências ocupadas do lugar. A operação no Esquimó conta ainda com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal.

CRATERA NA ESTRADA

Quase ao lado entra do Morro do Esquimó a infiltração de águas das chuvas provocou também uma grade erosão que já tomou todo o acostamento da pista da Rio – Santos, no sentido São Sebastião. O prefeito Felipe Augusto determinou um levantamento fotográfico da situação e está encaminhando ofício ao DER – Departamento de Estradas de Rodagem para que o problema seja solucionado o mais rápido possível. Há o risco de a erosão tomar também a pista caso as chuvas fortes persistam no local.

Comentários