Prefeitos de São Sebastião e Ilhabela se reúnem com Dersa e Companhia Docas para discutir embarque da travessia e sistema viário

Marcos Bonello/PMSS


Os prefeitos de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), e de Ilhabela, Marcio Tenório (PMDB), se reuniram na quinta-feira (26/1) com representantes da Dersa e CDSS – Companhia Docas de São Sebastião para discutir novos projetos urbanísticos no centro histórico sebastianense, zona portuária e área de embarque e desembarque das balsas. As negociações também envolvem a Delegacia da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil.

O encontro foi realizado no gabinete do prefeito de São Sebastião. Os projetos envolvem a cessão de uma área no continente ao município de Ilhabela. Neste imóvel, localizado na Rua da Praia, a prefeitura vizinha se encarregaria de construir um imóvel para novas instalações da Marinha. Ao lado desta área também ficaria a nova área de embarque das balsas. A proposta prevê ainda o projeto de Marina Pública em frente à Rua da Praia.

Da mesma forma, a CDSS também seria deslocada para este novo complexo de prédios. Com isso, a Dersa poderia utilizar a via pública de acesso à balsa para um novo desenho no bolsão de embarque e desembarque da travessia. Os projetos envolvem, ainda, possíveis alterações no traçado de chegada do Contorno Sul ao Porto de São Sebastião, via bairro da Topolândia.

Como resultado dessas permutas e cessões de áreas, o município de São Sebastião poderá ter agregado ao patrimônio público as áreas atualmente ocupadas pela CDSS e Marinha na Rua da Praia (Avenida Dr. Altino Arantes). Conforme nota enviada pela Prefeitura de São Sebastião, "com isso o prefeito Felipe Augusto planeja dar uma destinação cultural e de lazer ao trecho final desta rua que, atualmente, fica sem movimento após o horário comercial, e ainda é foco de marginais no período noturno".


Os prefeitos, a Dersa e a CDSS acertaram que formarão um grupo de trabalho a ser integrado também pela Marinha para dar prosseguimento a viabilização dos projetos.

Comentários