Inaugurada há uma semana por Ernane, UPA tem atendimento suspenso no primeiro dia de governo de Felipe Augusto
Inaugurada há exatamente uma semana pelo então prefeito Ernane Primazzi (PSC), a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de São Sebastião foi interditada nesta segunda-feira (2/1), primeiro dia de governo do prefeito Felipe Augusto (PSDB). De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a medida atende pedido do MP à Vigilância Sanitária. Os casos de emergência voltam a ser atendidos temporariamente no antigo Pronto-Socorro.
Conforme nota enviada no início da noite desta segunda-feira, "a UPA – Unidade de Pronto Atendimento do Centro de São Sebastião, inaugurada na semana passada, está com suas atividades suspensas preventivamente a partir do final da tarde desta segunda-feira. A medida visa atender solicitação do Ministério Público à Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros, a fim de apurar se as instalações da unidade estão adequadas para o atendimento aos pacientes"
Ainda segundo a nota, "o prédio da UPA, apesar de novo, apresenta uma série de irregularidades de ordem estrutural e de segurança que afetam diretamente a qualidade do serviço prestado ao público". A Secretaria Municipal de Saúde informa que o atendimento aos usuários não será prejudicado, pois voltará a ser prestado temporariamente no Pronto-Socorro, anexo ao Hospital de Clínicas.
Conforme a nota, entre os problemas constatados que levaram à suspensão do serviço destacam-se o fornecimento de água insuficiente para atender todo o prédio, funcionamento inadequado da Central de Gases e o não funcionamento do gerador de energia alternativa por causa de irregularidades na sua instalação, além da ausência do AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.
O Radar Litoral ligou para o telefone celular do ex-prefeito Ernane Primazzi no início desta noite para comentar o assunto, mas não conseguiu contato.
Inauguração na semana passada
O Radar Litoral esteve na entrega oficial da UPA no dia 26 de dezembro. Na entrega da unidade, que leva o nome da médica Elisa Pinheiro Mendonça, o então prefeito Ernane fez um balanço das ações na área da saúde e também promoveu uma entrega de 17 viaturas.
Ernane disse que a UPA, assim como o Hospital da Costa Sul, sofreram com problemas como a queda no orçamento e nos repasses e também com as pessoas que “lutaram contra a obra. Estamos entregando uma nova estrutura, que certamente deixará os funcionários ainda mais empolgados para trabalhar”. Além do prédio, foram investidos cerca de R$ 4 milhões em mobiliário e equipamentos.
Comentários
Postar um comentário