Festa de São Sebastião prossegue até 22 de janeiro; padre Elimar afirma que Meio Ambiente será o tema da Novena






A Festa de São Sebastião, Padroeiro do Município, tem início nesta sexta-feira (6) e prossegue até o dia 22 de janeiro. O padre Elimar Azevedo, pároco da Igreja Matriz, afirmou que o objetivo é que a devoção ao Santo Padroeiro cada vez mais pessoas se aproximem de Deus.

Com relação à programação religiosa, padre Elimar afirmou que o objetivo é que a devoção a São Sebastião aumente cada vez mais e traga estes devotos para participar da comunidade.

O pároco explicou que o tema central da Novena e o lema de cada dia são voltados para o Meio Ambiente, assunto que vem sendo debatido pela Igreja Católica. Recentemente, o papa Francisco fez uma exortação apostólica sobre o tema. “Queremos ajudar na conscientização de como lidar com o planeta”.

Com relação à festa social, padre Elimar disse que percebeu a disposição do prefeito Felipe Augusto em ajudar na estrutura e no sucesso da festa. Por meio da Prefeitura, foram obtidos o veículo e quatro motos para serem sorteadas, duas delas doadas pela Associação Comercial de São Sebastião.

Quanto às mudanças feitas neste ano, com a retirada da feirinha, o padre disse que só saberá do impacto após a festa. “Estamos satisfeitos com a estrutura e esperamos um bom público”.

Sobre os recursos obtidos com a festa, padre Elimar afirmou que em 2016 foi priorizado o trabalho pastoral. Para os próximos anos, o objetivo é a estrutura. Entre as obras aprovadas pelo Conselho Paroquial, estão a construção de um Centro Pastoral onde hoje funciona a Casa Paroquial, que será reconstruída na antiga “Casa dos Passarinhos”. Para 2018, o objetivo é transformar o salão paroquial em um salão festas, que possa gerar recursos para a Paróquia.

Trabalham na festa cerca de 250 pessoas e são consumidos 1.500 litros de óleo, entre outros números. Ele afirmou ainda que neste ano será feita uma ata, com um relatório completo da festa.

Padre Elimar destacou que as equipes que vão trabalhar na festa se organizam há mais de três meses, mas sempre surgem imprevistos. “Por isso, é preciso contar com o companheirismo de todos. As coisas só acontecem quando todos colaboram”.

Programação

A programação religiosa começa nesta sexta-feira, com a Bênção e Procissão do Mastro da Capela de São Gonçalo até a Igreja Matriz. A Novena ocorre de 11 a 19 de janeiro, com o tema “Com São Sebastião, façamos das nossas atitudes o início da transformação para a Casa Comum”.

Em 20 de janeiro, Dia do Padroeiro, haverá a procissão com saída da Igreja Matriz, a partir das 17 horas. Em seguida, será celebrada a Missa Solene com a participação do bispo da Diocese, Dom José Carlos Chacorowski.

Na véspera, na Praça de Eventos, tem show católico com a Banda Anjos de Resgate. No dia 20, quem se apresenta é o Padre Elimar Azevedo, que faz o lançamento do seu CD “Minha Segurança”. No dia 21, mais um show católico, desta vez com a Banda Melodia dos Anjos.

Na parte social, a festa ocorre desta sexta-feira até 22 de janeiro. Haverá a comercialização de comidas e bebidas e o tradicional bingo, com sorteios de diversos prêmios, como um veículo zero km, motocicleta, notebook e TV, entre outros.

No dia 22 de janeiro, haverá a Corrida do Padroeiro, às 8 horas, e a Encenação da Vida de São Sebastião, a partir das 21 horas.

FONTE RADAR LITORAL 

Comentários