Campeão dentro e fora d'água: Gabriel Medina inaugura instituto para formar atletas cidadãos


Radar Litoral
Fonte RADAR LITORAL



O surfista Gabriel Medina inaugurou oficialmente nesta terça-feira (31/1), na Praia de Maresias, Costa Sul de São Sebastião, o instituto que leva seu nome e que atenderá inicialmente 38 alunos, crianças e adolescentres entre 10 e 16 anos, numa iniciativa pioneira no mundo.O Radar Litoral participou da entrevista coletiva do campeão mundial de surf, que estava acompanhado de seu pai e técnico Charles Saldanha, e de sua mãe, Simone Medina, a presidente do IGM.


"É um sonho meu e de minha família que hoje se realiza, poder ajudar estas crianças com o meu esporte", declarou Gabriel Medina. A proposta é oferecer aos jovens talentos a mesma estrutura de preparação física e técnica que hoje ele utiliza.

Construída com recursos próprios - cerca de R$ 3,5 milhões - a sede do IGM está estrategicamente instalada na Praia de Maresias, de frente para o mar, exatamente onde Charles Saldanha ensinou Gabriel Medina a surfar. Charles é o vice-presidente do instituto e responsável pela supervisão técnica, e Simone Medina a presidente. "É um orgulho poder formar grandes atletas, mas principalmente, cidadãos. O esporte ajudou a criar meus filhos dentro de valores que hoje pouco existem. São princípios para a vida toda", disse a presidente.

Diariamente, os participantes terão aulas práticas e teóricas, refeições e muita interação para o desenvolvimento de suas habilidades e técnicas. A programação com os surfistas será de segunda a sexta-feira, em dois períodos (matutino e vespertino), permitindo que os 38 beneficiados participem no contraturno da escola. Serão realizados ainda treinos especiais aos finais de semana, com simulação de competições.



Charles, Gabriel e Simone Medina, na entrevista coletiva realizada nesta manhã de terça-feira, no IGM

No instituto, os participantes terão ainda aulas de idiomas (inglês e espanhol), informática, condicionamento físico e natação. Também nos finais de semana, serão desenvolvidas ações sociais, envolvendo as famílias, com cursos profissionalizantes de manicure, pedicure, maquiagem, cabelereiro, com duração de três meses cada. "A ideia do istituto partiu do próprio Gabriel. Pensamos no ideal para formar atletas, que é na faixa entre 10 e 16 anos, a base para formar campeões. Quando o Gabriel começou nessa idade, não tínhamos recursos e muitas vezes trabalhei sozinho na preparação", relembrou Charles.

Gabriel Medina disse que espera ver em breve campeões que começaram nas aulas do instituto. "Com 20 anos fui campeão mundial. É preciso acreditar nos sonhos", declarou o surfista. Para selecionar os 38 participantes do instituto, em 2015 foi realizado o Circuito Medina/ASM de Surf com três etapas, onde os melhores de cada categoria foram classificados. Os alunos permanecem no instituto até os 16 anos.

Entre os equipamentos à disposição no instituto, academia completa, piscina e até mesmo cama elástica para treinos de manobras aéreas. Um museu com as principais conquistas de Gabriel Medina também integram a sede. Outro destaque é o palanque construído de frente para as ondas, para a simulação de baterias.

Há também auditório para aulas e palestras socioeducativas e laboratório de informática, criado em parceria com a Microsoft, onde aprendem a editar seus próprios vídeos, das ondas surfadas. Além de acompanhamento médico, com o trabalho de promoção da saúde, o IGM contará ações de saúde bucal - preventivas e de tratamento.

O IGM gerou ainda cerca de 20 empregos, segundo informou a presidente Simone Medina ao Radar Litoral. "São profissionais da cidade e de nossa confiança. Pessoas que frequentam nossa casa e estão envolvidas neste projeto".



Yan Sondahl, de Camboriú-SC, e Eric Bahia, da praia de Maresias, agora alunos do IGM

Os alunos já estão na expectativa para as aulas. É o caso de Yan Sondahl, 12 anos, que veio de Camboriú-SC. "Sou de Balneário Camboriú, participei da seletiva e passei. Agora estou aqui em Maresias com minha família para realizar este grande sonho", disse Yan, estudante do sétimo ano do ensino fundamental.

Eric Bahia, 15 anos, é da Praia de Maresias, e agradece a chance de participar do projeto. "É um orgulho ser escolhido entre tantos atletas. Participei das três etapas e hoje estou aqui, no Instituto Gabriel Medina", comemorou.

Gabriel Medina aproveita para agradecer os parceiros, cinco dos patrocinadores, também acompanham a sua carreira no Circuito Mundial – Rip Curl, Oi, Guaraná Antarctica, Samsung e Coppertone, completando a lista a Microsoft. “Temos empresas acreditando e apostando nesse projeto. São importantes, para a continuidade das atividades. Obrigado por confiarem e sonharem junto com a gente”, comenta o surfista.

Alguns dos patrocínios foram viabilizados pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, com a destinação de até 1% do Imposto de Renda. Também estão no Instituto a Wizard Idiomas, Vult Cosmética, MGQ, além da Movement, Eliane, Instituto Ricardo Horliana, Lukscolor, Armarinhos Fernando, Frooty e Go4it. “Cada ajuda é super válida. Somamos esforços para oferecer qualidade”, concluiu Simone Medina.




https://omintseguroviagem.com.br/

Comentários