Visita ao Arquipélago de Alcatrazes encanta estudantes e professores








Foto: Beatriz Rego | PMSS

Legenda: Seduc promove fechamento de programa de Educação Ambiental



A Secretaria de Educação São Sebastião em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou, no último sábado (10), o fechamento do programa de Educação Ambiental – Alcatrazes, que leva estudantes e professores da rede municipal de ensino para uma visita técnica ao arquipélago.

Os estudantes são selecionados após a participação em concurso cultural que acontece nas unidades escolares por meio da produção de vídeos, fotografias e maquetes acerca da ilha e sua história. A visita foi promovida pelo ICMBio em parceria com a Marinha do Brasil e o Iate Clube de Barra do Una. Antes do embarque, o Iate Clube promoveu um café da manhã para os educadores e estudantes, além de uma palestra sobre as características do arquipélago.

Segundo a professora de Geografia, Heloisa Helena Ramos Santinho, a visita à Unidade de Conservação foi uma experiência incrível. “Tanto nós professores, quanto os alunos, ficamos encantados com tudo que vimos e aprendemos, mediante as explicações que os monitores do ICMBio proporcionaram. A visão teórica que temos em sala de aula ganha proporções magníficas quando podemos ver de perto e ao vivo”, declarou Heloisa.

Um dos estudantes contemplados pelo concurso cultural, Gabriel Macena, 15, definiu a visitação técnica como algo surreal. “Achei fantástico, uma experiência única que vou lembrar o resto da vida. Aprendi muita coisa, a integração com o meio ambiente é sensacional. Sair da vida urbana e experimentar novas sensações, adquirir novos conhecimentos é simplesmente maravilhoso, agradeço muito pela oportunidade que tive aqui”, afirmou o jovem.

De acordo com o ICMBio, a unidade de conservação, que recentemente foi decretada pelo Governo Federal como Refúgio de Vida Silvestre (RVS), visa preservar a diversidade biológica, incluindo as espécies insulares, endêmicas, ameaçadas ou migratórias que utilizam a área para alimentação, reprodução e abrigo, bem como conciliar os interesses de conservação da natureza com os de soberania nacional, já que se trata de área estratégica para a Marinha Brasileira.

Comentários