Teatro Municipal recebe encerramento das Oficinas Culturais da Fundass/Sectur de música














Fotos: Valéria Borges | PMSS

Legenda: Oficinas Culturais de teatro se apresentam no Municipal



A musicalidade dos jovens talentos de São Sebastião foi apreciada na noite desta terça-feira (6), no palco do Teatro Municipal com o encerramento do segundo semestre de 2016 das Oficinas Culturais da Fundass – Fundação Educacional e Cultural Deodato Santana/Sectur – Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião de música.

Quem abriu a noite foi o assessor cultural Luiz Fernando Seleguin que acompanhou seu aluno Gabriel Castro. Em suas aulas de violão com o projeto “O Violão e a Música, Expressão, Ritmo e Harmonia” o objetivo é poder proporcionar o ensino do instrumento como papel importante na formação individual e de grupos, sendo o curso ministrado para jovens a partir dos oito anos.

Na sequência vieram os alunos do assessor cultural Lourival Corrêa Fonseca e seu projeto “Flauta Doce”, uma iniciativa que propõe oferecer às crianças e jovens uma atividade musical que exerça papel na formação cultural por meio do repasse de ideias, informações e conceitos, contribuindo para o aprimoramento do aprendizado.

Adriana Moreira Vieira, mãe da pequena Nicoli Moreira Vieira, 10, era só sorrisos após a apresentação. “Nicole está há cerca de cinco meses na aula de flauta e demonstra uma dedicação, um interesse incrível que tenho aprendido a admirar a cada dia, pois sua evolução é muito rápida e vê-la se apresentar hoje após tanta dedicação em tão pouco tempo foi emocionante demais e com o amor que ela tem pela música fico a imaginar daqui pra frente como isso será ainda mais bacana”, resumiu.

O assessor cultural Daniel Maciel levou ao palco do Municipal sete canções tocadas pelos alunos de seu projeto “Orquestra de Metais”, uma proposta voltada às crianças e jovens para o ensino de música através das oficinas teóricas e práticas, utilizando para isso os instrumentos de sopro (metais). O projeto teve início há pouco mais de três anos com oito alunos e hoje conta com cerca de 40.

“Foi um ano excelente, com muito trabalho para o grupo e muita dedicação de todos os alunos, sempre se aprimorando na música, nas técnicas, e essa noite foi possível observar o crescimento em relação ao ano passado, levando inclusive alunos a realizarem testes em corporações de outras localidades e abrindo horizontes de atuação pra que sigam seus estudos. Agradeço a todos eles, às famílias e a Sectur por todo apoio na realização deste projeto”, disse Daniel após a apresentação.

Debora Severo Maciel foi prestigiar a apresentação do filho Alexandre Maciel de Carvalho e não escondeu a felicidade e o orgulho de vê-lo tocar. “Faz quase um ano que ele participa desse projeto e é emocionante poder vê-lo nesse caminho da música, algo excelente e que colabora para seu crescimento individual e em grupo numa experiência única e que com certeza já traz ótimos frutos”.
Para encerrar a noite, a apresentação de três canções da “Oficina de Cordas”, projeto do assessor cultural Raphael Tavares que deu origem ao grupo ‘Camerata Difusa’. O projeto trabalha a musicalização clássica e popular com conteúdos voltados ao repertório nacional e internacional. Passando por vários estilos musicais, além de conteúdo teórico, inicialização musical e história da música.

A apresentação contou com a presença da secretária de Cultura e Turismo Marianita Bueno e da diretora de Cultura da pasta, Vera Alonso. “A música é um instrumento precioso na formação do indivíduo, escolhendo seguir a carreira artística ou não. Portanto estes jovens, que têm oportunidade de frequentar as oficinas culturais de música, levarão para o resto de suas vidas aprendizados essenciais que farão a diferença em diversos aspectos. Poder apreciar o crescimento destas turmas de música, assim como as demais modalidades artísticas, e os resultados conquistados por cada um dos projetos é um grande orgulho e isso sempre norteou nossos esforços em prol da cultura em São Sebastião”, concluiu Marianita.

Comentários