São Sebastião sedia reunião do Comitê Regional da Primeiríssima Infância






Fotos: Luciano Vieira e Rebeca Ingrid | PMSS

Legenda: Observatório Ambiental fica no Complexo Turístico da Rua da Praia





Balanço das atividades realizadas este ano acontece amanhã, a partir das 14h, no Observatório Ambiental



Promover o desenvolvimento integral das crianças de zero a três anos é um dos objetivos do “Programa SP Primeiríssima Infância” que conta com seus comitês municipais em São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba. Para avaliar os trabalhos realizados este ano desde o lançamento do programa nas cidades, o Comitê Regional realiza sua última reunião nesta terça-feira (13), a partir das 14h, no Observatório Ambiental localizado no Complexo Turístico da Rua da Praia, Centro Histórico de São Sebastião.

O Comitê Regional do programa é composto por representantes da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, idealizadora do projeto que tem convênio com o Governo do Estado de São Paulo. Também participam integrantes das secretarias estaduais de Saúde e Desenvolvimento Social, do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Taubaté e dos envolvidos nos Comitês Gestores Municipais do Litoral Norte.

Em São Sebastião, o programa foi implantado em 11 de maio deste ano após convênio firmado entre o prefeito Ernane Primazzi, Governo Estadual e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal no ano passado, A proposta era possibilitar a realização do programa no município, integrado à 5ª região beneficiada que envolve o Colegiado de Gestão Regional do Litoral Norte.

Articuladora do programa no município, a pediatra Camila de Aguiar Bernardo explicou que o Comitê Gestor Municipal é formado por profissionais concursados das Secretarias de Saúde, Educação e do Trabalho e Desenvolvimento Social. Nos últimos meses houve avanços significativos por parte da equipe que conseguiu levar o programa às unidades de saúde, creches e demais órgãos envolvendo vários setores e também mobilizando a comunidade, que é outra proposta do projeto.

O balanço geral dos trabalhos será apresentado na reunião desta terça-feira, junto com o planejamento das atividades para o próximo ano. A principal meta do projeto é o desenvolvimento pleno da criança que começa com a qualidade dos cuidados durante a gestação, estendendo-se ao momento do parto até o atendimento nos primeiros anos de vida.

Integração

Criada em 1965, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal dedica-se desde 2007 à promoção do desenvolvimento na Primeira Infância por meio da geração e disseminação de conhecimento. A fase inicial do projeto começou em 2009 em algumas cidades do interior de São Paulo. Em 2012, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo firmou convênio com a Fundação para viabilizar a execução do programa em regiões pré-estabelecidas pelo Estado cujas ações visam a integração, inicialmente, das três áreas de atendimento à Primeira Infância: saúde, educação e desenvolvimento social, podendo se estender em uma grande rede de parcerias.

Entre as metas do programa estão: estimular e desenvolver a governança local para criação de políticas públicas integradas; a qualificação do atendimento das gestantes e crianças de zero a três anos nos serviços de Saúde, Educação Infantil e Desenvolvimento Social; mobilização e sensibilização das comunidades locais para a importância da atenção à Primeira Infância; além de possibilitar avaliar, sistematizar e disseminar o conhecimento gerado durante a experiência para aplicação, em escala, por outros municípios.

Segundo Camila de Aguiar, é importante que o comitê seja formado por servidores efetivos para garantir a continuidade do programa que vem com o “objetivo de mudar a forma com que olhamos, acompanhamos e atendemos nossas crianças, não possuindo prazo de validade. É uma mudança de postura, a começar entre os profissionais envolvidos no atendimento dessas crianças, estendendo-se aos gestores e toda a sociedade”. A pediatra acrescenta que esses primeiros anos da criança é nossa maior janela de oportunidades, onde investimentos integrais e de qualidade, definirão o adulto que se tornarão.A

Comentários