Prefeito Ernane destaca ação transformadora da Guarda Mirim










Fotos: Halsey Madeira | PMSS

Legenda: Formandos durante a solenidade no Municipal




Projeto formou mais 63 jovens totalizando 290 desde o início do programa instituído em 2011 pelo prefeito




“Esse projeto é a transformação do ser humano”, afirmou o prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, durante a formatura de 63 jovens do Projeto Guarda Mirim – Jovem Aprendiz que lotou as dependências do Teatro Municipal na noite de sexta-feira (16). Com a diplomação da quinta turma, o programa, totaliza 290 adolescentes, entre 14 e 17 anos e 11 meses, formados entre 2012 e 2016. Deste total, 200 trabalham como aprendizes, 50 com contratos efetivos ou cursam faculdades e 40 serão absorvidos pelo mercado de trabalho na condição de jovem aprendiz, explicou a comandante da Guarda Mirim, a GCM Viviane Cristina de Paiva.

Ela agradeceu o apoio de todos e principalmente dos pais “que confiam cada vez mais no nosso projeto. Prova disso foi a procura pelo processo seletivo com 534 inscrições para 80 vagas que foi bem concorrido. A gente não cansa de buscar recursos para esses jovens e o apoio vem de todos os lados, munícipes, famílias, empresas, Prefeitura, servidores de carreira e comissionados. Só espero que para 2017 o trabalho não pare por aqui pois podemos fazer a diferença na vida desses jovens”, frisou a comandante.

A Guarda Mirim de São Sebastião foi instituída na gestão do prefeito Ernane Primazzi pela Lei 2125, de 31 de março de 2011. Em 2 de março deste ano, o projeto foi declarado de Utilidade Pública pela Lei Municipal 2379/2016. De acordo com a GCM Viviane Paiva, ao longo do ano os aspirantes recebem aulas nas disciplinas mais básicas como Português, Inglês, Matemática, Educação Física e Informática, até Cultura Caiçara, Organização de Serviços Administrativos (OSA) e Recepção Básica em Hotelaria.

Já, como frisou o prefeito, “as empresas que participam acreditam no programa e recebem incentivo da Administração com desconto de 30% no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Apesar da crise, espero que o projeto seja ampliado. O que vocês têm de diferente são, principalmente, os valores éticos, morais, familiares que, ao longo do tempo, foi deixado de lado. E isso é fundamental. Esse projeto é a transformação do ser humano”, frisou o prefeito.

Solenidade

Após a execução dos hinos Nacional e Municipal, o público conheceu mais sobre a Guarda Mirim em dois vídeos exibidos no Teatro Municipal. Os oradores das turmas foram os guardas mirins Lucas Santos de Almeida (manhã) e Lorrana Silva Sampaio (tarde), sendo que a jovem Gabrielle Alves Costa comandou o juramento dos aspirantes.

O secretário de Segurança Urbana (Segur), Marcos Jorge dos Santos, destacou a importância da aprovação do projeto pela Câmara Municipal em 2011, quando ele era vereador, e o apoio de todos, principalmente da parceria com a Secretaria de Educação. ”Acredito que essa é uma das maiores obras da Administração porque transforma os jovens”, frisou o secretário.

Representando o Legislativo, os vereadores Edivaldo Pereira Campos (Teimoso) e Marcos Tenório também destacaram a função social da Guarda Mirim. Para Teimoso, “o programa forma jovens e dá o direito ao trabalho, ao primeiro emprego para ajudar os pais. A família é a base de tudo”. Já, Tenório frisou que “é um dos maiores programas que temos na cidade para atender um público em idade do descobrimento. Esperamos que a nova Administração continue e amplie o projeto haja vista a procura para 2017. Hoje fornecemos mão de obra até para cidades vizinhas”, frisou.

Ética

Coordenador da Guarda Mirim, o inspetor GCM Evandro Carlos Batista, que está no projeto desde o início, frisou a importância da família e a participação de todos os envolvidos para o sucesso do projeto. Ao se referir aos jovens, disse que deseja a todos que possam viver em um mundo e país dominado pela ética.

“A ética é o compromisso do homem com o bem, com a justiça, com a verdade possível. Ela envolve, em primeiro lugar, a consciência de si, a definição dos próprios valores e da conduta adotada. Desejo a vocês o mesmo que desejo a meus filhos, que vivam uma vida ética, que encontrem seu próprio caminho e sejam realizados no que fizerem e que sejam pessoas felizes”. O inspetor Evandro encerrou com uma frase do educador Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo; educação muda as pessoas. As pessoas transformam o mundo”.

A solenidade contou, também, com a presença da secretária de Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), Roseli Primazzi, dos secretários Fabio Lopez (Governo), Sergio Felix (Administrações Regionais), o secretário adjunto de Esportes, João Amorim e o comandante da GCM, Edison Rosalvo.

Comentários