Escolas de samba já se preparam para o Carnaval 2017









Fotos: Divulgação

Legenda: A folia do Carnaval promete agitar a Rua da Praia com o desfile das escolas de samba e seus enredos





Enredos de samba foram lançados no Dia Nacional do Samba



As escolas de samba de São Sebastião já estão em ritmo de Carnaval. Na última semana, em comemoração ao Dia Nacional do Samba, elas lançaram seus sambas-enredos para a grande Folia de Momo 2017.

A escola campeã do ano passado, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Ki-Fogo, levará pra avenida o enredo “Malandramente”, tendo como compositores Tiago Correa, Marcelo Casa Nova, Daniel Osmaq, Gugu das Candongas e Ito Melodia. De acordo com a escola, a ideia é contar a história dos diversos malandros: o boa praça, o romântico, o do jogo, o da fé, até chegar aos malandros modernos, os colarinhos brancos.

Já o Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de São Francisco terá para o Carnaval 2017 o enredo “Acadêmicos no Caminho da Luz... a Paz Universal”, com samba de autoria dos compositores Fernando Fortunato (Peixe) e Flavinho Bento. A Acadêmicos relata que pretende levar pra avenida uma mensagem que apresente a luz da vida, da razão, da fé, da inspiração, da esperança e a luz do amor, mostrando que se o homem seguir essa luz, sem dúvida alcançará a plenitude da vida e então não existirá mais guerras e nem fome, os homens se amarão como irmãos e os povos se unirão numa paz que tomará conta de todo o Universo

O enredo da Mocidade Independente da Topolândia será “Casa Esperança, da Tradição aos Devaneios Contemporâneos”, tema que contará a história um dos patrimônios históricos culturais da cidade mais apreciados. A Casa Esperança é um exuberante casarão em estilo colonial de fachada com pedras portuguesas construído em 1788. No Brasil Colonial, abrigou princesas e nobres viajantes, entre eles a Marquesa de Santos. Tradicionalmente, o andar superior era usado como hospedagem e o térreo, como comércio tradicional de secos e molhados. A família Vasques Fernandes preserva com zelo este patrimônio, onde ainda no térreo comercializa tecidos e aviamentos e no superior mantém o Espaço Cultural Adriana Vasques, com seu teto repleto de afrescos originais do século XIX, cenário de exposições e performances que deflagram o sagrado e o profano nas relações cotidianas. A composição do samba é de Maestro Jota.

O título do enredo da Grêmio Recreativo Escola de Samba X-9 Costa Norte é “X-9 Faz Uma Viagem Em Um Sonho Infantil”, uma viagem lúdica pelo mundo dos pequeninos que tem como autores Pedrinho Sem Braço, PH do Cavaco e Fabiano Sorriso.

Depois de desfilar como bloco e pela primeira vez na elite do Carnaval de São Sebastião, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Sol da Vila Amélia vem com o enredo “O Brinquedo do Sol da Vila... É Brinquedo”, com a composição de Alemão do Samba. Segundo a direção, a escola mostrará desde as antigas brincadeiras como uma forte lembrança dos velhos tempos, onde a inocência tornava os amigos mais próximos, com brinquedos feitos pelos pais e avós e que marcaram época, até os fias de hoje, com a tecnologia falando mais alto, com brinquedos e brincadeiras que mostram o avanço desenfreado e ao mesmo tempo tão necessário para o desenvolvimento de todos nós.

Comentários