São Sebastião realiza Semana de Mobilização contra a Dengue






Foto: Rebeca Ingrid | PMSS

Legenda: Programação é desenvolvida no Observatório Ambiental




Palestras, oficinas e vivências monitoradas integram atividades até o próximo dia 25 no Observatório Ambiental



Prevenir e orientar sobre doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus é o principal foco do programa desenvolvido pela equipe do IEC (Informação/Educação/Comunicação), do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de São Sebastião, durante a Semana Estadual de Mobilização Contra a Dengue. As atividades iniciadas nesta segunda-feira (21), prosseguem até sexta-feira (25), com palestras, oficinas, apresentação teatral, exibição de filmes e vivências monitoradas;

A programação, aberta ao público, acontece no Observatório Ambiental localizado no Complexo Turístico da Rua da Praia, no Centro Histórico da cidade. No primeiro dia foi realizada, pela manhã, a palestra “Água e Lixo, o que o Aedes Aegypti tem a ver com isso?” que procura sensibilizar e conscientizar as pessoas sobre os caminhos do lixo, as boas práticas em relação ao seu descarte e, consequentemente, a eliminação dos criadouros.

Já, no período da tarde, foi promovida a Oficina “Transformando Ideias” ensinando a confeccionar mobiliários com o material PET e como fazer uma composteira caseira. A oficina ensina a reutilizar os materiais recicláveis que, muitas vezes, são descartados de forma incorreta e acabam se transformando em criadouros da dengue.

Vivência

Nesta terça-feira (22), acontece Vivência Monitorada das 9h às 16h, com a abordagem dos seguintes temas: água, coleta seletiva, ciclo evolutivo do mosquito da dengue, criadouros, prevenção e sintomas da Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

As atividades prosseguem quarta e sexta, dias 23 e 25, com a seguinte programação do “Circuito Xô Mosquito”: Caminho Lúdico (9h e 14h), Caça aos Criadouros (9h30 e 14h30), exibição do filme “Xô Aedes Aegypti (10h e 15h) e Teatro de Fantoche (10h30 e 15h30).

E, na quinta-feira (24), será dia de exibição do documentário “O Mundo Macro e Micro do Aedes Aegypti”, produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). De forma didática, explica sobre o ciclo evolutivo do Aedes aegypti, os principais criadouros e as doenças transmitidas pelo mosquito. As atividades serão coordenadas pela equipe do IEC formada pelas agentes de endemias, Aniele Vieira Santos Jacinto e Cleonilda da Silva Floriza.

Comentários