Samu completa seis anos no Litoral Norte com 40 mil atendimentos ao ano













Fotos: Samu | Divulgação

Legenda: Aniversário é comemorado com festa e treinamentos com as equipes da região






Comemoração mescla festa e trabalho junto às equipes de São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba




Seis anos de atuação com uma média de 40 mil atendimentos por ano. É isto o que o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) comemora hoje (22), data que marca a inauguração da unidade responsável pelo atendimento às quatro cidades do Litoral Norte com sede em São Sebastião.

De acordo com André Leandro da Silva, coordenador geral do Samu, um dos fatores marcantes das ações desenvolvidas pelas equipes é o baixo índice de reclamações registradas. “Os números correspondem a 0,87% do total de atendimentos em toda região, o que chega a ser irrisório”, observou.

Dotado de 11 ambulâncias de Suporte Básico de Vida (USB), três ambulâncias de Suporte Avançado de Vida (USA – UTI) e uma Central de Regulação Médica de Urgências, o Samu conseguiu uma evolução quantitativa em seus atendimentos às comunidades se levado em consideração que o Serviço passou a contar com as unidades em locais mais estratégicos e bem melhores equipadas. “Contamos, por exemplo, em todas as unidades de suporte básico com desfibrilador e oxímetro de pulso. Além disso, a própria Administração adotou a bolsa de intervenção rápida que auxilia o profissional a conseguir dar um atendimento inicial aos pacientes, seja de politraumatismo ou emergência médica em suporte básico de vida, onde estiver, na residência, no carro, ou em uma ribanceira; esta foi uma criação especificamente da coordenação em São Sebastião”, frisou o coordenador.

Dentro desse período de comemorações, o Samu tem promovido treinamentos com as equipes do Litoral Norte. “Já treinamos o pessoal em Ilhabela; em São Sebastião o treinamento está em andamento e ainda treinaremos as equipes de Caraguatatuba e Ubatuba”, disse Leandro que espera, para o próximo ano, desenvolver um trabalho de igual valor ou valor superior ao deste ano. “Estamos aqui para servir à população em momentos difíceis e, mesmo em tais situações, sempre podemos contar com a colaboração dela. Esperamos contar ainda mais com o apoio da comunidade no próximo ano”, comentou. “Agradecemos aos moradores, à Administração Municipal e também a todos os profissionais do Samu Litoral Norte e São Sebastião pelo grande empenho frente às situações mais adversas”, salientou André Leandro.

No mês passado o prefeito Ernane Primazzi recebeu uma placa de madeira do como reconhecimento pela criação da sede do Samu no Litoral Norte em São Sebastião. “A decisão do prefeito em assumir o custo da instalação da Central de Regulação foi decisiva para a inauguração de nossa sede o que proporcionou assistência para todas as cidades do Litoral Norte”, afirmou.

Comentários