“Projeto Origens - Negros” é atração até janeiro em São Sebastião

“Projeto Origens - Negros” é atração até janeiro em São Sebastião









Fotos: Rosangela Falato

Legenda: Mostra traz 23 peças em cerâmica com retratos da cultura negra na região





Esculturas em cerâmica retratam a cultura dos povos que habitaram o Litoral Norte de São Paulo



É possível conhecer o passado pela arte da cerâmica como mostra a exposição “Projeto Origens-Negros” aberta, oficialmente, na noite de sábado (19), no Departamento de Departamento de Patrimônio Histórico (Deppat), da Secretaria de Cultura e Turismo de São Sebastião (Sectur). A mostra, aberta ao público até 18 de janeiro, presta homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no domingo, 20 de novembro.

São 23 peças em cerâmica de artistas plásticos de Caraguatatuba, integrantes do Grupo Ubuntu, responsáveis pelo Projeto Origens que procura representar a cultura dos povos que habitaram a região do Litoral Norte de São Paulo influenciando a cultura atual das cidades litorâneas.

Sob a curadoria da historiadora e diretora do Deppat, Rosângela Dias da Ressurreição, a exposição retrata a cultura dos povos (negros, índios e caiçaras) para tentar levar ao entendimento como esse passado se manifesta no presente.

Na entrada do Deppat, um texto da diretora, com o título “O espírito de Zumbi esteve aqui”, conta a história do líder Zumbi dos Palmares que “foi um guerreiro integral na defesa de seu povo e de sua cultura, e disparou uma flecha certeira contra o mundo escravista. E esta flecha continua até hoje a inscrever o céu azul da esperança na luta em que se embate o povo negro brasileiro pelo seu memorial de dignidade”.

Quem prestigiar a mostra, poderá ver esculturas belíssimas de artistas como Claudio Canova, Zandoná, Marcia D´Amico, Lu Chiata, Angela Nunes e Carlo Cury.

Serviço: A exposição abre ao público até 18 de janeiro, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 16h às 20h, no Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural (Sectur|Deppat): Avenida Altino Arantes (Rua da Praia), 120. Informações: 3892-2621.

Comentários