Praça do Coreto recebe feira de filhotes do CCZ nesta quarta-feira







Fotos: CCZ | PMSS

Legenda: Feirinha contará com ninhada de nove cãezinhos de dois meses e meio de ambos os sexos





Evento começa às 9h e termina às 15h; estarão à disposição nove cãezinhos de ambos os sexos




O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde de São Sebastião promove nesta quarta-feira (30), mais uma feirinha de pets. Desta vez, serão nove os bichinhos disponibilizados para adoção.

Com idade de meses e meio, a ninhada é de cãezinhos com cinco machos e quatro fêmeas. Todos deixam o CCZ vermifugados, mas a vermifugação deve continuar a ser feita pelos novos proprietários dos animais.

Em relação às vacinas, os pets poderão receber a dose da antirrábcia no próprio CCZ tão logo os filhotes completem três meses de idade; eles também deverão ser vacinados em veterinário particular com vacina V-10 para prevenir as doenças caninas mais prevalentes. Quanto à vacina antirrábica, poderá ser feita no próprio CCZ tão logo os filhotes completem três meses de idade; a castração também deverá ser realizada posteriormente caso o dono assim deseje.

Na última feirinha, realizada em no início deste mês, oito gatinhos e quatro cachorrinhos conseguiram um novo lar.

Vale lembrar que para adotar os filhotinhos é preciso ser maior de 18 anos e capaz. Também é importante ressaltar que, antes de levar qualquer animal, as pessoas precisam pensar na posse responsável. Ou seja, nas dez regrinhas básicas que devem ser levadas em conta para se ter um bichinho de estimação, sem contar o fato de que adotar um animal é uma grande responsabilidade e pode durar anos.

Posse responsável

As dez regras básicas existem para que serem, de fato, seguidas por todos que desejam ter animais em casa

1 – Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados.

2 – Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.

3 – Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida: tamanho, personalidade, peculiaridades, espaço físico.

4 – Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira-guia e conduzido por quem possa contê-lo.

5 – Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove-o e exercite-o regularmente.

6 – Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.

7 – Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.

8 – Recolha e jogue os dejetos em local apropriado.

9 – Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses ou similar, informando-se sobre a legislação do local. Também é recomendável uma identificação permanente (microchip).

10 – Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.

Serviço: O CCZ fica no Jaraguá, na Costa Norte da cidade, à avenida Dário Leite Carrijo, 2598. O telefone para contato é o (12) 3861-2555.

Comentários