“Caiçaras: O Povo do Mar” envolve público por entre relatos da cultura regional













Foto: Divulgação

Legenda: Apresentação, ensaiada no prédio da Sectur, agrada o públicot



“Caiçaras: O Povo do Mar” envolve público por entre relatos da cultura regional

A Cia. Teatral Castelo das Artes desenvolve este trabalho por meio do ‘Projeto Ademar Guerra de Qualificação em Artes’



Desde o calçadão da Rua da Praia, passando por entre estações montadas dentro do prédio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) e culminando pela entrada numa sala de espetáculo improvisada, o público que foi assistir o espetáculo “Caiçara: O Povo do Mar” na noite do sábado (5), saiu da apresentação encantado com a criatividade e o talento dos artistas da Cia. Teatral Castelo das Artes.

O sucesso desta apresentação é fruto processo de criação resultante do trabalho do grupo sebastianense de teatro desenvolvido pelo ‘Projeto Ademar Guerra’ do Programa de Qualificação em Artes, uma ação realizada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo com apoio da Sectur.

O espetáculo foi montado por recorte das cenas inspiradas em pesquisas e depoimentos sobre a cultura tradicional. Segundo os atores, a encenação utiliza uma montagem totalmente diferente do que a trupe já fez, direcionando o foco na diversidade simbólica e levando o Castelo das Artes para "navegar em mares desconhecidos".

De acordo com Jessyca Biazini, o grupo direcionou este trabalho na construção das cenas com elementos do cotidiano do caiçara tradicional e com base em transformações históricas e sociais, sempre buscando os modos e os costumes que a cada dia caem mais no esquecimento, além de trazer as belezas e as dificuldades de se viver à beira mar. “É preciso registrar a gratidão do grupo Castelo das Artes ao Projeto Ademar Guerra à Sectur, que nos proporcionou a participação nesta experiência, uma riqueza imensa pra todos nós. O Castelo praticamente se reinventou a partir desta vivência e isso é de uma preciosidade muito grande que com certeza colaborou para o crescimento individual e em grupo e nos deu um rumo importante para os futuros trabalhos”, resumiu Henrique Cardim.

O trabalho contou de abril a outubro deste ano com a orientação de Johnny Faustino, colaborador na produção e iluminação, e de Maurício Perussi, que acompanhou a direção final da obra, ambos do ‘Projeto Ademar Guerra’, tendo no elenco Henrique Cardim, Jessyca Biazini e Juliana Raia.

A secretaria de Cultura e Turismo Marianita Bueno e a diretora de Cultura Vera Alonso fizeram questão de prestigiar a apresentação do grupo sebastianense e testemunhar o resultado de sua participação no projeto ‘Projeto Ademar Guerra’.
A diretora de cultura salientou o resultado deste trabalho em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado. “Ficamos orgulhosos de ver os frutos deste investimento nos artistas da região, que souberam aproveitar todos os ensinamentos e traduzi-los neste trabalho e também nos que virão pela frente”, comentou Vera.

“Após presenciar este espetáculo temos a confirmação de que apoiar o Castelo das Artes neste projeto nos trouxe mais um resultado positivo de incentivo à nossa cultura em São Sebastião. Os artistas souberam absorver o conhecimento proposto e crescer profissionalmente em seus talentos. Estão todos de parabéns”, declarou Marianita.

Projeto Ademar Guerra

O ‘Projeto Ademar Guerra’, realizado pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo por meio de contrato de gestão com a Organização Social de Cultura - Poiesis, foi criado em 1997 com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos de teatro em atividade no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo.

Esta ação se dá por meio da contratação de artistas-orientadores para atuarem junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e montagem de espetáculos, fortalecendo assim a produção teatral dessas cidades.

Castelo das Artes

A Cia. Teatral Castelo das Artes é uma evolução do Grupo Artístico Fazarte, que esteve ativo de março de 2004 a novembro de 2011.

Fundado em 8 de março de 2012, o grupo teatral já desenvolveu diversos espetáculos na região. A pesquisa da cultura caiçara teve início em 2009, com a produção da estátua viva “O Pescador”, levada às ruas de São Sebastião e Ilhabela.

Ainda dentro do universo caiçara, o Castelo das Artes segue com a apresentação das peças “Mitos e Lendas de São Sebastião” e “O Dia Que Eu Peguei o Lobisomem”. Outro projeto da Cia. Teatral é a oficina gratuita Esfera Teatral, que acontece todas as quintas-feiras no Centro de São Sebastião.

Comentários