Alunos do Viração apresentam Maculelê e Capoeira em comemoração ao Dia da Consciência Negra










Fotos: Setradh | PMSS

Legenda: O grupo agradou a plateia e respondeu várias perguntas sobre as duas manifestações culturais antes das apresentações terem início




Alunos do Viração apresentam Maculelê e Capoeira em comemoração ao Dia da Consciência Negra

A E.M. Professora Maria Francisca, no Pontal da Cruz, foi o palco para as apresentações do projeto



Para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de Novembro, alunos do projeto Viração, acompanhados do professor Alex Getúlio, participaram de uma ação especial alusiva à data na E.M Professora Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, no Pontal da Cruz, região central de São Sebastião.

O grupo, recepcionado pela coordenadora pedagógica Adriana Queiróz, pelo diretor Diogo Vilhena, levou ao público na tarde de sexta-feira (18), apresentações de Capoeira e Maculelê. “A vivência iniciou com a explicação e significados do Maculelê, Capoeira e do Samba para os alunos, valorizando a nossa cultura brasileira. Logo após, o grupo respondeu as perguntas e curiosidades da plateia, em seguida tiveram início as apresentações dos nossos alunos que abriram oportunidades para o público participar também”, disse a coordenadora do Viração, Adriana Tereza Romão.

Segundo a equipe da unidade escolar, a apresentação fez parte da finalização dos trabalhos realizados na escola sobre o Dia da Consciência Negra. “As crianças do Viração deram um show, mostrando estar felizes com a participação e integração com os alunos, nos disseram os profissionais da Maria Francisca”, observou.

Para o professor de Capoeira e Maculelê, Alex Getúlio, é sempre uma honra compartilhar a cultura brasileira com as crianças. “Estou muito agradecido pelo convite e parceria. Todo conhecimento surge da troca de informações, por isso fico muito feliz, mesmo, em poder proporcionar esses momentos de felicidade, aprendizagem e cultura para os nossos alunos”, comentou.

O projeto Viração, desenvolvido na Topolândia pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), atende crianças de 6 a 12 anos de idade no contra turno escolar com atividades extracurriculares.

Comentários