“2ª Exposição Franciscana de Presépios” abre na manhã deste sábado










Fotos: Arnaldo Klajn | PMSS

Legenda: Dezenas de países participam da segunda edição da exposição



Coral Municipal abrilhantará mostra que traz obras de Israel, Antártida, China entre outros



Quem for à abertura da “2ª Exposição Franciscana de Presépio” na manhã deste sábado (26), além de apreciar os trabalhos artísticos vindos de diversas partes do mundo, irá se deleitar com a musicalidade do ‘Coral Municipal Maestro Sinésio Pinheiro’ que fará uma apresentação especial a partir das 9h, sob a regência de Selma Boragian.

O evento de inauguração oficial da mostra acontece no Convento Franciscano Nossa Senhora do Amparo, no bairro São Francisco, região central de São Sebastião, e a exposição poderá ser visitada diariamente até fevereiro de 2017.

Idealizado pelos frades franciscanos da Província Imaculada Conceição do Brasil, religiosos do Convento Nossa Senhora do Amparo, e Diocese de Caraguatatuba, a exposição conta com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e traz para este ano o tema “O Amor na Família”, sob o lema "Não pode haver tristeza quando nasce a vida" (São Leão Magno).

O projeto também conta com apoio de patrocinadores e de paroquianos da comunidade que colaboram na parte estrutural, como a montagem do madeiramento (nichos) e iluminação, além da ornamentação e finalização, com a colocação de "peça por peça" de cada presépio.

De acordo com a organização, a iniciativa de realizar esta mostra está focada na promoção da valorização e do respeito às diferentes manifestações da cultura nacional e internacional ao difundir e preservar a diversidade cultural, oferecendo assim uma alternativa a quem deseja meditar e contemplar o mistério da encarnação de Jesus Cristo a partir da criação e da arte.

A segunda edição do evento conta com uma novidade importante, este ano quatro dos presépios expostos foram confeccionados por paroquianos sebastianenses. No geral o público poderá apreciar 20 trabalhos confeccionados em diferentes materiais e em variadas técnicas plásticas.

Em 2015 a exposição registrou a visitação de pessoas de 11 países e também de 10 estados brasileiros, sendo estes visitantes vindos de mais de 120 municípios do país, compondo assim um total de 2.300 visitantes.

A curadoria da exposição é formada pelo grupo liderado pelos freis João Pereira da Silva e Marcelo Paulo Romani, e sendo composto pelos paroquianos Marco Antônio do Rego Craveiro, Marli Fernandes Paes Santos, Marcia Cristina Ferreira, Maria Luiza da Silva, Durval Ruiz e Thiago de Souza Santos.

Países

Alemanha

Antártida

Bolívia

Brasil (quatro deles de São Sebastião)

Chile

China

Colômbia

Equador

França

Itália

Israel (Jerusalém)

México

Venezuela

História da Exposição

Iniciada no ano de 1989, a Exposição Franciscana de Presépios do Convento São Francisco de Assis faz parte do calendário das festividades natalinas da cidade de São Paulo.

Em todas as edições são expostos presépios que revelam o mistério do Nascimento de Jesus nas mais variadas formas, materiais e técnicas de representação plástica.

O acervo em exposição faz parte de uma grande coleção iniciada por Frei Estêvão Ottenbreitt. Desde o início já foram expostos mais de 800 presépios provindos de várias partes do Brasil e também de outros países. A cada mostra, novos presépios são adquiridos e após o término da exposição os presépios novos são incorporados à coleção.

Ao longo do tempo a mostra passou a ter um olhar museológico. Os cenários para cada presépio foram simplificados, de modo que cada peça do grupo escultórico e, ao mesmo tempo, todo conjunto, fosse completamente valorizado no que há de mais cultural, numa tentativa de responder os diversos estilos.

História dos Presépios

A representação do nascimento de Jesus é registrada em relevos do século III e IV. As primeiras representações narram o Menino Jesus com Maria e José ou apenas o boi, o jumento e o Menino deitado na manjedoura, mas muito pouco são os exemplares da representação desse episódio.

Tal representação religiosa-artística teve início com São Francisco de Assis, o primeiro a montar o chamado presépio. Foi na noite de 1223, na cidade italiana de Greccio, que Francisco celebrou o Natal e encenou o Nascimento de Jesus.

Os biógrafos citam a cena da noite preparada com tochas, numa gruta entre o boi e o jumento uma criança. A criativa encenação de Francisco agradou e se tornou conhecida pelo mundo inteiro. A divulgação e propagação desse acontecimento se devem, em grande parte, aos seguidores de Francisco, os Freis Franciscanos.

Numerosos e variados sãos os grupos escultóricos que representam o nascimento de Jesus. A esta representação deu-se o nome de presépio, ou praesepium, palavra de origem hebraica que significa ‘manjedoura dos animais’ ou ‘estábulo dos animais’.

Com a expansão do catolicismo e a divulgação de práticas religiosas, o presépio passou a ser sinônimo de um grande processo escultural inspirado em textos bíblicos, bem como, nas lendas e na liberdade criativa do artista que com habilidade inseriu entre outros, elementos regionais.

Para a igreja católica, a confecção e a exposição de presépios têm como principal função a representação, louvação e admiração do Nascimento de Jesus e a iniciativa de realizar a Exposição Franciscana de Presépios no Convento Nossa Senhora do Amparo está focada na preservação, valorização e difusão da manifestação da cultura erudita e popular.

Serviço: A exposição poderá ser prestigiada diariamente até o dia 5 de fevereiro de 2017. O horário para visitação é das 9h às 12h e das 13h às 17h e aos domingos das 9h às 12h, com exceção dos dias 24 e 25 de dezembro, quando o convento permanecerá fechado por conta das festividades de Natal, e 31 de dezembro e 1º de janeiro, durante as festividades de Ano Novo.

Comentários