Vigilância Epidemiológica realiza ações educativas de prevenção à dengue





Foto: Luciano Vieira | PMSS

Legenda: Observatório Ambiental foi um dos muitos espaços utilizados pela equipe para suas ações




Programa acontece em escolas, unidades de saúde e demais eventos promovidos em São Sebastião





Prevenir e orientar sobre doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus é o principal foco do programa desenvolvido pela equipe do IEC (Informação/Educação/Comunicação), do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de São Sebastião. Várias ações foram desenvolvidas em setembro pelas agentes Aniele Vieira Santos e Cleonilda da Silva Flórida com palestras e visitas monitoradas.

Em setembro, os dias 9 e 23, o trabalho foi com estudantes e professores nas dependências do Observatório Ambiental localizado no Complexo Turístico da Rua da Praia, Centro Histórico da cidade.

Palestras sobre sinais, sintomas e prevenção dessas doenças foram apresentadas a 44 alunos da Escola Municipal Professora Maria Francisca Santana de Moura Tavolaro, no Pontal da Cruz, na região central da cidade, e 42 alunos da Escola Municipal Professora Edileuza Brasil Soares de Souza, em Maresias, na Costa Sul. Os estudantes também participaram de visita monitorada no Observatório para discussão do tema “A água, Coleta Seletiva e Ciclo Evolutivo do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Entre os dias 18 e 22, a equipe do IEC realizou trabalho na região central com 490 alunos e 10 docentes da Escola Municipal Professora Iraydes Lobo Vianna do Rego, no Itatinga, com as ações educativas no próprio estabelecimento de ensino. Já no dia 27, o trabalho foi promovido na Unidade de Saúde da Família (USF), com pacientes que aguardavam atendimento. Na ocasião, foram entregues folhetos informativos e realizadas orientações o mesmo tema.

Tributo

A equipe do IEC realizou ainda ação especial no dia 10 de setembro como convidada para o 3º Tributo à Agatha Cristynnie, realizado em Maresias durante todo o dia.

Durante o evento, a equipe promoveu jogos educativos sobre a dengue, atividades para colorir, janela da memória, jogo de tabuleiro de chão e mesa, além de orientações de prevenção e sobre o ciclo evolutivo do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças.

Comentários