Secretaria de Saúde promove ações diversas no Outubro Rosa








Fotos: Sesau | PMSS

Legenda: Várias atividades são desenvolvidas no município






Nesta quarta-feira (26), haverá um bate-papo com as mulheres na ESF de Juquehy




As USFs (Unidades de Saúde da Família) de São Sebastião estão envolvidas com o Outubro Rosa e dentro do cronograma que tem aval da Secretaria de Saúde (Sesau).

De acordo com a pasta, as unidades colocam em prática ações de prevenção ao câncer de mama e colo do útero, com agenda aberta para coleta e solicitações de exames de mamografia e cada unidade tem sua programação específica dentro do mês.

Sendo assim, a programação prossegue nesta quarta-feira (26), com um bate-papo na ESF (Estratégia Saúde da Família) de Juquehy I, em bairro homônimo, na Costa Sul. A iniciativa é aberta a toda comunidade e tem previsão de começar às 10h, na avenida Benedito Isidoro de Moraes, 175.

Prevenção

Durante todo o ano, segundo a Sesau, são realizadas palestras, atividades em grupo sobre o tema e a prevenção da doença, atreves da solicitação de exames e coleta de papanicolau.

A orientação do Ministério da Saúde é que se realize mamografia uma vez ao ano; só é necessário realizar o acompanhamento a cada seis meses e a secretaria municipal oferece esse serviço.

Em 2016 foram realizadas 1915 mamografias. O tratamento indicado deve ser prescrito por profissional mastologista; quando é necessária a quimioterapia o município disponibiliza de vagas no HCSS (Hospital de Clínicas de São Sebastião) . Para o serviço de radioterapia a paciente é encaminhada para hospital de referencia fora do município, ou seja, Taubaté ou Jacareí.

O serviço de oncologia municipal faz solicitação de transporte e agendamento dos tratamentos via serviço social.

Comentários