Prefeitura tenta liberar embargo de USF do Jaraguá




Ministério do Trabalho embargou unidade de saúde


A Prefeitura de São Sebastião tenta hoje (26), liberar embargo feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) à Unidade Saúde da Família (USF) no bairro do Jaraguá, na Costa Norte do município. O embargo ocorreu depois do MTE entender que os funcionários da unidade poderiam estar correndo riscos já que a USF está localizada em trecho por onde está sendo construída, pelo Governo do Estado, a rodovia do Contorno Sul.

O responsável pela Secretaria de Obras Municipal (SEO), Jose Evanildo Silva, esteve reunido com os moradores, representantes da Dersa e da empresa Serveng – detentora do contrato de construção do trecho da obra gerida pelo Governo do Estado, na manhã desta quarta-feira (26), onde foi reiterado que a Prefeitura de São Sebastião só autoriza a demolição da USF do Jaraguá apenas com a efetiva entrega da nova unidade, bem como do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Caso consiga liberação do embargo, o secretário de Obras informa que fará uma vistoria com o secretário de Saúde, Urandy Rocha Leite, para que a unidade de saúde possa retornar o atendimento à população. Na reunião desta manhã, também foi acordado que a partir da segunda-feira (31), a Dersa começa a realizar reparos e manutenção da unidade, com o objetivo de assegurar a prestação dos serviços até a conclusão da construção do novo prédio da USF do bairro.

Assim, o prédio da USF do Jaraguá passará por reforma que deve ser aprovada pela Prefeitura e Ministério do Trabalho, antes da entrega à população. A Dersa deve informar no dia 10 de novembro o tempo necessário para o término desta reforma. No mesmo dia, o Governo do Estado também deve informar a data de publicação do edital de licitação do novo prédio que será sede a USF do Jaraguá e o CCZ.


Atendimento provisório



Uma reunião entre o prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi, moradores e representantes da Câmara e Dersa nessa terça-feira (25), haviam acordado que provisoriamente o atendimento feito no Jaraguá seria transferido para a USF da Enseada, bairro da mesma região. A Dersa, responsável pela obra do Contorno Sul, se comprometeu a colocar à disposição vans para o transporte dos usuários que eram atendidos na USF do Jaraguá no período das 6h30 às 19h.

Comentários