Outubro Rosa e a importância da prevenção do câncer de mama








Caraguatatuba, 17 de outubro de 2016 – O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. A expectativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de mais de 57 mil novos casos apenas em 2016. A doença pode apresentar complicações severas conforme evolui, tais como alterações anatômicas, decorrentes de procedimento cirúrgico para retirada do tumor, até a morte do paciente. Por isso a importância do diagnóstico precoce.




“É importante que a mulher conheça seu corpo, realize periodicamente o auto exame das mamas, procedimento simples que pode ser feito em casa, durante o banho ou deitada, pois facilita a verificação”, comenta Talita Tavares Della Mottade, professora de Enfermagem do Centro Universitário Módulo.




Durante o auto exame, a mulher pode perceber sinais e sintomas. Entre os mais comuns relacionados ao câncer de mama estão o aparecimento de nódulos palpáveis nos seios, axilas ou região do pescoço, geralmente indolor; alterações de cor, textura e forma dos mamilos; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; e/ou presença de líquido anormal das mamas. Caso a mulher perceba algum dos sintomas, o médico deve ser procurado para a realização de exames complementares como a mamografia e a ultrassonografia.




“Todas as mulheres devem estar atentas aos sinais do câncer de mama, principalmente aquelas com mais de 50 anos, quem tem a doença no histórico familiar, as que mantém hábitos como tabagismo, etilismo e sedentarismo, obesas, mulheres que não tiveram filhos, ou engravidaram após os 30 anos, e também quem não amamentou ou que realizou terapia de reposição hormonal durante a menopausa”, ressalta Talita.




Além da prevenção com foco no diagnóstico, a professora indica a adoção de hábitos saudáveis que podem reduzir as chances de aparecimento da doença. A prática de atividades físicas regulares, uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e vitaminas, e evitar o consumo de alimentos industrializados e embutidos são recomendados. A amamentação também pode ser incluída como um fator de proteção, segundo a professora.




Como a saúde da mulher é o foco das ações do Outubro Rosa, a professora também alerta para outro tipo de câncer muito comum e de fácil diagnóstico e tratamento: o câncer de colo do útero. “A principal causa é a infecção pelo papiloma vírus humano (HPV), e é uma doença de lenta evolução, por isso, quando descoberto precocemente, a cura é quase uma certeza”, explica Talita. A identificação do tumor se dá por meio do exame citopatológico, conhecido popularmente como Papanicolau, que deve ser feito todos os anos.







O curso de Enfermagem do Módulo está com as inscrições abertas, acesse www.modulo.edu.br/vestibular para mais informações.




Sobre o Centro Universitário Módulo e a Faculdade São Sebastião - O Centro Universitário Módulo, fundado em 1988, é a maior e mais tradicional instituição de ensino superior do Litoral Norte de São Paulo. Mantém 16 cursos de graduação, além de cursos de pós-graduação presenciais, a distância e de extensão. Os campi Centro e Martim de Sá reúnem mais de 4 mil alunos. A Faculdade São Sebastião (IGC 4 do MEC), fundada em 2003, e o Módulo integram a Cruzeiro do Sul Educacional S/A, formada também pela Universidade Cruzeiro do Sul e a Universidade Cidade de São Paulo (São Paulo/SP), pelo Centro Universitário do Distrito Federal (Brasília/DF), pela Universidade de Franca (Franca/SP) e pela Faculdade Caraguá (Caraguatatuba – SP); um grupo de ensino superior de atuação nacional que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados. Visite: www.modulo.edu.br.



Informações para a imprensa

Janaína Fukai

Telefone: (12) 3897-2006

janaina.castro@modulo.edu.br

Comentários