Dersa garante que UBS do Jaraguá só será demolida após construção de novo prédio, posto amanhece fechado e moradores protestam




A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) informou, por meio de nota, que o Posto de Saúde do Jaraguá e o Centro de Zoonoses, na Costa Norte de São Sebastião, serão demolidos somente após a construção dos novos prédios. A Prefeitura informou que as obras estão embargadas.

Apesar das garantias, o posto de saúde amanheceu fechado, o que causou ainda mais revolta entre a população que precisa do atendimento. Não há qualquer informação sobre uma eventual reabertura.

Moradores do bairro protestam pelo segundo dia consecutivo contra a demolição do posto de saúde do bairro para passagem do viaduto da Nova Tamoios Contornos e prometem ir à Câmara Municipal na sessão desta terça-feira (25). Eles inteditam a Avenida Dario Leite Carrijo, próximo ao posto de saúde, e também o acesso ao pátio da Queiroz Galvão;

A Dersa informou que solicitou à construtora Serveng que faça uma vistoria imediata na edificação da UBS (Unidade Básica de Saúde), com o intuito de iniciar o mais rápido possível os reparos necessários à retomada dos serviços de saúde no local.

A Companhia ressaltou também, que prepara licitação a ser publicada nos próximos dias para construção do prédio que abrigará a nova UBS e um centro de zoonoses. “A previsão é que a obra, com investimento de R$ 2,7 milhões, seja entregue em seis meses após seu início. Tão logo a obra seja entregue, as instalações atuais serão desativadas”, conclui a nota.

A Serveng, também por meio de nota, afirmou “que os temas relacionados a desapropriações e desobstrução de interferências, como é o caso do Posto de Saúde em São Sebastião, são de responsabilidade exclusiva do órgão contratante (Dersa). A demolição do referido Posto se dará conforme o cronograma da obra, em conformidade com o projeto que nos foi apresentado”.

Prefeitura

A Prefeitura de São Sebastião informou que o prefeito Ernane Primazzi disponibilizou horário em sua agenda para atender a comunidade.

Nesta terça-feira, a Secretaria de Saúde, a Fundação de Saúde e o Ministério Público darão uma resposta sobre o assunto, que acompanham há meses.

A obra para construção de um viaduto que faz parte do projeto de implantação do Contorno Sul da Nova Tamoios está embargada desde o dia 13 de julho. Na ocasião, de acordo com a Secretaria de Obras, o início da construção dos quatro pilares que sustentarão o viaduto é inviável no momento, já que no local ainda funciona o posto de saúde do bairro. O embargo só será retirado quando os serviços do Centro de Saúde do bairro estiverem com seu funcionamento assegurado em outra área.

Protesto

Moradores do Jaraguá protestaram contra a demolição do posto de saúde. O grupo iniciou o manifesto por volta das 7h e interditou a Avenida Dario Leite Carrijo com faixas e cartazes, bloqueando a passagem dos caminhões da obra. Os moradores afirmaram que o compromisso era a construção de uma nova UBS (Unidade Básica de Saúde) antes de demolir o posto atual, construído em dezembro de 2008. O Posto de Saúde "José Márcio de Aguiar Ayres" foi inaugurado em dezembro de 2008. Os outros postos de saúde mais próximos ficam na Enseada, ao lado da escola municipal, e o recém-inaugurado no Canto do Mar, próximo à antiga sede da subprefeitura e da SP-55.




FONTE :http://radarlitoral.com.br/noticias

Comentários