Defesa Civil atende chamados por conta do mau tempo








Foto: Defesa Civil | PMSS

Legenda: Índice pluviométrico chegou a 36.09 milímetros em sete horas





Chuva provoca deslizamentos, alagamentos e inundações na Costa Sul



A forte chuva que atingiu a Costa Sul de São Sebastião na noite desta quinta-feira (20), provocou pontos de alagamentos, deslizamentos de terra e inundações na região. Os bairros mais afetados foram Juquehy, Barra do Sahy, Baleia, Cambury e Boiçucanga, mas não houve registro de desabrigados.

O período mais forte de precipitação ocorreu entre 23h40 e às 2h35 desta sexta-feira (21). Em sete horas, o índice pluviométrico acumulado registrado foi de 36.09 milímetros.

Segundo o coordenador da equipe da Defesa Civil, Carlos Eduardo dos Santos, o Carlão, as inundações aconteceram em dois lugares: nas Zeis (Zona de Especial Interesse Social) Baleia Verde, na praia da Baleia, e Lobo Guará, em Cambury. Nessas localidades, a altura da água chegou a aproximadamente 0,50 centímetros e invadiu algumas moradias. No entanto, de acordo com Carlão, não houve necessidade de remover as famílias do interior de suas casas. Isto porque a maré iniciava o processo de baixar, o que resultou no rápido escoamento da água.

Com relação aos deslizamentos, a Defesa Civil registrou dois casos. Um deles ocorreu em Barra do Sahy, na rua Maria Caetana. O outro aconteceu em uma via pública da Vila Tropicanga e interditou o tráfego de veículos. Pela manhã desta sexta-feira (21), a equipe da Secretaria das Administrações Regionais (Seadre), por meio das Regionais Juquehy e Boiçucanga, já trabalhava nos locais para normalizar a situação.

Uma queda de árvore de pequeno porte também foi registrada na Estrada Beira Rio, em Boiçucanga. Logo houve a remoção da espécie para não atrapalhar o trânsito. A frente fria que atingiu o município entrou com vento de aproximadamente 53 km/h, que foi sentido mais na região norte da cidade.

De acordo com o Carlão, a Costa Sul está em estado de observação e a previsão é de mais chuva, porém fraca e de longa duração no decorrer desta sexta-feira (21). Ele, no entanto, recomenda a todas as pessoas que residem em áreas de risco a entrarem em contato com a Defesa Civil quando perceberem água barrenta, inclinação de árvores e abatimento (desnivelamento) de solo.

Serviço: O telefone de emergência da Defesa Civil é o 199.

Comentários