Banda Musical da Topolândia ganha campeonato em Caieiras








Foto: Seduc/PMSS

Legenda: Bamut participa pela terceira vez do concurso musical



A Banda Musical da Topolândia (Bamut), participou do 27º Campeonato de Fanfarras e Bandas em Caieiras, na grande São Paulo. A disputa, que aconteceu no último final de semana, consagrou a Bamut como bicampeã ao conquistar a primeira colocação na categoria de Banda Musical de Marcha Sênior, o segundo lugar com o corpo coreográfico e o terceiro lugar no quesito balisa.

De acordo com Eliabe Garcez, coordenador do programa “Música na Escola”, da Secretaria de Educação, a Bamut foi criada em 2009 e possui 47 integrantes no corpo musical e 20 integrantes na linha de frente, além de contar também com 20 novos alunos em diversos instrumentos. “Acreditamos que as fanfarras e bandas musicais sejam instrumentos de integração entre os alunos, onde eles passam a ser protagonistas, sentindo-se parte da escola e criando uma identidade com a unidade escolar”, disse ele.

Atualmente, a Banda tem como regentes os professores Daniel da Silva Carvalho e Cleiton Antonio de Ávila, Diego Sousa (trompete), Thiago Cavalcante Cortes (sax e clarinete), Daniel Maciel (trombone) e Marcela Oliveira (coreógrafa). “A família Bamut cresce a cada dia com qualidade, disposição, garra e amor no que faz, e orgulho é a palavra para descrever toda dedicação desses alunos e mestres. Que a música seja um instrumento de grande valia na vida de cada um”, afirmou Garcez.

A Bamut já havia sido campeã em 2014, na 25ª edição do campeonato, competindo na categoria Banda Musical de Marcha Sênior em que conquistou o primeiro Lugar nas categorias: Corpo Coreográfico, Corpo Musical e na categoria Geral. Já em 2015 ficou com o vice-campeonato.

O coordenador do projeto agradeceu a todos que têm ajudado a banda ao longo dos anos. Em especial a toda equipe gestora da Escola Municipal da Topolândia, no nome da diretora Aiche Chaaban. “Agradecemos também a parceria com a Secretaria de Esportes que nos ajudou com o transporte para a viagem e à Secretaria de Cultura e Turismo pela parceria por meio da Fundass, responsável pela contratação dos instrutores encarregados pelas corporações no município”, afirmou.

Música na Escola

O projeto da Secretaria da Educação visa proporcionar aos alunos o contato com a linguagem musical, por meio da leitura de partituras e sua transferência para um instrumento musical de sopro ou percussão.

A música na escola também permite que haja socialização, interação, raciocínio lógico e disciplina.

Comentários