Bamut segue neste domingo para o Concurso de Bandas e Fanfarras da Cidade de Caieiras






Foto: Divulgação

Legenda: Corporação já participou de outras edições




A banda já venceu o concurso em 2014 e conquistou a segunda colocação em 2015



A Bamut – Banda Musical da Topolandia, bairro central de São Sebastião, segue no domingo (23), para Caieiras, cidade da região metropolitana de São Paulo, onde competirá no “27º Concurso de Bandas e Fanfarras da Cidade de Caieiras”.

Criada em 2011, a banda é fruto do projeto "Música na Escola" da Secretaria de Educação (Seduc), que teve início em 2009, e conta atualmente 47 integrantes no corpo musical e 20 integrantes na linha de frente. A banda também é composta por cerca de 20 novos alunos em diversos instrumentos.

Em 2014 a Bamut foi a campeã da 25ª edição do “Concurso de Bandas e Fanfarras da Cidade de Caieiras”, competindo na categoria Banda Musical de Marcha Sênior, e também a primeira colocação nas categorias Corpo Coreográfico, Corpo Musical e Geral.

Na edição de 2015 a banda musical voltou a Caieiras para mais uma disputa na 26ª edição do evento e com a missão de defender o título conquistado no ano anterior. Porém, com pouco tempo para a preparação, cerca de dois meses e meio de estudos e ensaios, conquistaram a 2ª colocação na categoria de Banda Musical de Marcha Sênior.

Bamut

A Banda Musical da Topolandia tem como regentes Daniel da Silva Carvalho e Cleiton Antônio de Ávila. Em sua formação também estão Diego Sousa (trompete), Thiago Cavalcante Cortes (sax e clarinete), Daniel Maciel (trombone) e Marcela Oliveira (coreógrafa). O grupo musical conta fundamental dos alunos e toda a equipe da Escola Municipal Topolandia e da Secretaria de Educação (Seduc)

“É preciso reconhecer e agradecer todo o apoio e empenho da Seduc, por meio da secretária Maria Zeneide Moraes, junto com o diretor Luís Fernando e o coordenador do projeto Eliabe Garcez e também da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e da Fundass (Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Santana), por meio da secretária da pasta e presidente da Fundação, Marianita Bueno. Todos eles e suas equipes não medem esforços para que os trabalhos sejam realizados com sucesso”, declarou Daniel da Silva Carvalho.

O projeto "Música na Escola" visa proporcionar aos alunos o contato com uma linguagem musical, com o aprendizado de leitura de partituras e sua aplicação em instrumentos musicais de sopro e percussão por meio das fanfarras e das bandas musicais. “Não menos importante, também se faz necessário citar que a música trás consigo a socialização, interação, raciocínio lógico, disciplina e outros benefícios. Acreditamos que as fanfarras e bandas musicais sejam instrumentos de integração entre os alunos para que passem a ser protagonistas e se sintam parte da escola, criando uma identidade com a unidade escolar”, explica Daniel.

A participação da Bamut no evento em Caieiras conta com o apoio das secretarias de Educação, de Esportes (transporte) e de Cultura e Turismo.

Concurso

O tradicional ‘Concurso de Bandas e Fanfarras da Cidade de Caieiras’, município conhecido como ‘cidade dos pinheirais’, é considerado um dos maiores espetáculos de música e dança da região e um dos melhores e mais tradicionais concursos do país.

O evento, realizado pela Prefeitura conta com o apoio da Fanfarra Marcial Simples Walther Weiszflog de Caieiras e manterá as características trazidas pelos anos anteriores. De acordo com a organização, no local do evento o público contará com várias opções de entretenimento para toda a família, como a feira gastronômica e brinquedos infláveis.

Além disso, conforme o regulamento, as corporações deverão apresentar clássicos musicais e também canções de estilo popular, com o objetivo de mostrar ao público a variedade do trabalho artístico desenvolvido pelas fanfarras e bandas.

Programação:

Dia 22 | Sábado

Corporações das Categorias Infanto-Juvenil e Juvenil

Fanfarra Simples Infanto-Juvenil

Fanfarra com um Pisto Infanto-Juvenil

Banda Musical de Marcha Infanto-Juvenil

Banda Marcial Infanto-Juvenil

Fanfarra Simples Juvenil

Fanfarra com um Pisto Juvenil

Banda Musical de Marcha Juvenil

Banda Marcial Juvenil

Dia 23 | Domingo

Corporações da Categoria Sênior

Fanfarra Simples Sênior

Fanfarra com um Pisto Sênior

Banda Musical de Marcha Sênior

Banda Marcial Sênior

Comentários