Alunos do Garoçá tomam ciência sobre a importância do Outubro Rosa










Fotos: Setradh | PMSS

Legenda: As crianças participam de uma roda de bate-papo e um piquenique na área de lazer do Itatinga






Passeios estimulam o aprendizado; desta vez, os grupos foram à área de lazer do Itatinga com o tradicional laço rosa nas camisetas




Os alunos dos projetos sociais aprendem de uma forma diferente e muito divertida ao deixarem suas salas de aula com um tema em comum em mente. No Outubro Rosa o tema não poderia deixar de ser a conscientização sobre o câncer de mama. E desta forma, municiados de informações, e com os tradicionais laços rosas nas camisetas, as duas turmas do Garoçá, desenvolvido no Jaraguá, na Costa Norte de São Sebastião, foram até a área de lazer do Itatinga, na região central da cidade.

O passeio aconteceu na sexta-feira (21), e envolveu alunos e monitores. De acordo com a coordenadora Luciana Gallani, o projeto é um local de conhecimento, mediador de conhecimentos teóricos e da prática, e os passeios, no decorrer do ano, uma forma de mostrar tudo o que foi aprendido em sala de aula. “No Garoçá trabalhamos muitas vivências a fim de proporcionar à criança um repertório para a vida. O conhecimento é mais que a lição passada, ele também é composto pelas experiências fora das dependências do projeto”, explicou.

Para ela, ao visitar um parque ou outro local, a criança adquire a prática social, muito importante como formadora de opiniões consistentes e reflexivas. “Ensinar não é apenas transmitir conhecimento, mas, é permitir à criança momentos de elaboração do saber dividido, permitindo o seu acesso a esses saberes e contribuindo para a sua atuação como ser criativo no processo histórico-cultural da sociedade”, disse.

Segundo informou, os alunos fazem parte de uma sociedade e interagem uns com os outros, trocando ideias e conhecimento. “Todos juntos constroem uma história de vida, onde os hábitos e costumes, manifestações, expressões e sentimentos estão inseridos. Se as pessoas têm conhecimento de suas próprias raízes e conscientemente sabem da relevância das mesmas para suas vidas, passarão a valorizar esse conhecimento transmitindo-o para as gerações futuras, isso evitará que sejam esquecidas ou adormecidas”, observou.

Como o Garoçá usa esses conceitos como forma complementar de ações sócio educativas, ajudando a ampliar a visão que se tem do mundo, neste mês, onde os esforços visam conscientizar a população sobre a importância do combate ao câncer de mama, a equipe – junto com a assiste social da Costa Norte, Rita Elisabeth Angelo –, promoveu a oportunidade para falar aos alunos sobre o assunto. “A Campanha Internacional do Câncer de Mama é de suma importância e como fazemos parte desta sociedade que luta por esta conscientização popular, desenvolvemos um cronograma de atividades e colocamos um broche cor de rosa em todos os participantes para chamar a atenção para o tema”, explicou, acrescentando que tanto os alunos, quanto seus familiares, receberam folhetos informativos sobre o que é “Outubro Rosa” e como proceder o autoexame.

O Garoçá, colocado em prática pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh) atende crianças de 6 a 12 anos no contra turno escolar com atividades extracurriculares.

Comentários