Polícia Ambiental prende 60 pessoas por competição ilegal de pássaros em escola de São Sebastião

Fotos: Divulgação/Polícia Ambiental




A “Operação Esquenta” da Polícia Ambiental prendeu, na manhã deste domingo (31), cerca de 60 pessoas que participavam de um campeonato ilegal de canto de pássaros silvestres nativos na Escola Municipal Iraydes Lobo Viana do Rego, localizada no Bairro do Itatinga, em São Sebastião.

O grupo foi detido e encaminhado para a Delegacia da Polícia Federal no Município. Os proprietários das aves receberam voz de prisão e vão responder pelo crime federal de falsificação de selo público.

Na escola, foram apreendidas mais de 80 aves, das quais 30 estavam com anilhas adulteradas. Anilhas são identificações do Ibama para aves que vivem em cativeiro.

A competição de canto de pássaros é proibida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis), pois submete os animais a situação de stress.

Os pássaros apreendidos são das espécies coleirinha papa capim e trinca ferro e serão encaminhados para um centro de tratamento de animais silvestres em Lorena, no Vale do Paraíba.

A ação contou com sete viaturas e 25 policiais da 3ª, 4ª e 5ª Companhias do 3º Batalhão de Policiamento Ambiental, além do apoio da Polícia Militar, que havia recebido uma denúncia anônima.

A Prefeitura de São Sebastião informou que havia cedido a escola a pedido de um morador para a realização de uma exposição de pássaros, o que é considerado legal, e desconhecia a competição de canto.










Últimas Notícias

Comentários