Com aumento de tarifa e velhos problemas, travessia de balsa registra 3h30 de espera em “dia comum” e revolta usuários

Radar Litoral






A travessia de balsa São Sebastião-Ilhabela registrou, na tarde de terça-feira (26/7) um tempo de espera de até 3h30, o que revoltou usuários. O serviço foi reajustado no dia 1º de julho, porém, os velhos problemas continuam e a qualidade oferecida é constantemente questionada por motoristas, motociclistas e pedestres.

Até o início da noite havia filas em ambos os sentidos. “Fiquei mais de uma hora esperando. É uma falta de respeito. Só uma balsa em funcionamento”, disse a moradora Luciana Tegani. Nas redes sociais, vários desabafos de usuários que aguardavam por horas na fila.

O serviço de travessia é de responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Dersa que, por sua vez, terceiriza o serviço à empresa Internacional Marítima. A assessoria de imprensa da Dersa informou que na última terça-feira duas embarcações ficaram fora de operação em razão de serviços de manutenção. Uma delas retornou ainda durante a noite e a outra somente na sexta-feira. Por conta disso, apenas três balsas operaram ao longo do dia. Em relação à balsa FB-25, que tem capacidade para 100 veículos e que passa por reforma, a previsão de retorno é somente em janeiro de 2017.

A tarifa para carros em dias úteis, que era de R$ 15 passou para R$ 16,30 no dia 1º de julho. Já nos fins de semana e feriados, o preço foi de R$ 22,50 para R$ 24,40.

Para caminhões, o valor passou de R$ 52,50 para R$ 56,90. Aos fins de semana, o valor para caminhões passa para R$ 85,30.

Problemas antigos

Em outubro do ano passado, o Radar Litoral publicou a matéria “Raio-X da Travessia: catracas, falta de bancos e desrespeito de horários”, na qual usuários relataram uma série de problemas. Na ocasião, a Dersa informou em nota que “lamenta eventuais transtornos que podem ocorrer no dia a dia de uma operação complexa como a das Travessias Litorâneas e informa que a São Sebastião/Ilhabela é uma das que mais têm recebido investimentos do Governo do Estado de São Paulo, principalmente nos últimos três anos, período em que foi possível aumentar a capacidade operacional do sistema em mais de 80%”.

Já em abril deste ano, depois de filas de mais de quatro horas de espera na travessia, o Conselho Municipal de Turismo de Ilhabela, durante reunião extraordinária, decidiu tomar algumas para minimizar os problemas. Uma ação judicial não estaria descartada. O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, também tem feito cobranças constantes ao Governo do Estado para melhoria do sistema de travessia.

A reunião, comandada pelo presidente do Comtur e também presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, Leopoldo Pedalini Neto, abordou os diversos problemas causados pelo grande tempo de espera na travessia no final de semana. No dia 10 de abril, o motorista teve de esperar por cerca de quatro horas na fila para retornar de Ilhabela. “É preciso que a sociedade faça o papel de agência reguladora”, afirmou o presidente do Comtur.










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