No inverno doação de leite materno é muito importante para Ciama




Baixa nas temperaturas reduz o estoque do banco e leite e pode prejudicar o atendimento à bebês nas maternidades



Em razão das baixas temperaturas do inverno é natural uma redução no estoque de leite materno nos bancos de leite de todo o Estado e em São Sebastião não é diferente.

Por conta disso, o Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (Ciama), inicia uma campanha para incentivar as mães que estão em fase de amamentação a doarem o leite que serve para abastecer principalmente as maternidades de São Sebastião e da vizinha Caraguatatuba.

Item importante na vida de recém-nascidos, o leite materno contém proteínas, açúcar, vitaminas e a água que o bebê necessita para ser saudável. Além disso, ajuda o desenvolvimento mental, na formação da boca e alinhamento dos dentes.

Há mais de duas décadas, o Ciama de São Sebastião desenvolve um trabalho que vai além da doação, com equipe preparada para atender as necessidades psicológicas e físicas para que as mães sintam-se seguras para participarem.

Como doar

Escolha um frasco de vidro com tampa plástica, pode ser de café solúvel ou maionese;

Retire o rótulo e o papelão que fica sob a tampa e lave com água e sabão, enxaguando bem;

Em seguida coloque em uma panela o vidro e a tampa e cubra com água, deixando ferver por 15 minutos (conte o tempo a partir do início da fervura);

Escorra a água da panela e coloque o frasco e a tampa para secar de boca para baixo em um pano limpo;

Deixe escorrer a água do frasco e da tampa. Não enxugue;

Utilize o frasco quando estiver seco;

Esterilize um copo de vidro em água fervente por 15 minutos; deixe secar no tempo (sem passar nenhum tipo de pano);

Colete o leite nesse copo e despeje o conteúdo dentro do pote em que foi feita a primeira coleta e recoloque no freezer ou congelador.

Serviço: O Ciama fica dentro do Centro de Saúde Josiane Pereira de Jesus, na rua Antônio Pereira a Silva, 280, Topolândia, na região central da cidade. O funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (12) 3891-4961.

Comentários