Postado em: 28/06/2016
A baleia encontrada morta na manhã desta segunda-feira (27), na praia de Toque Toque Pequeno, na Costa Sul de São Sebastião, foi enterrada no Balneário dos Trabalhadores, na tarde desta terça-feira (28).
O animal foi puxado por embarcações e enterrado na praia com o auxílio de uma máquina. A operação foi acompanhada por técnicos ambientais.
A baleia jubarte tinha oito metros de comprimento e era jovem. Os machos podem chegar a um cumprimento entre 15 e 16 metros e as fêmeas até a 17 metros. Esta espécie chega a pesar até 40 toneladas.
O mamífero encontrado na Costa Sul de São Sebastião, após a realização de necropsia, foi enterrado.
Futuramente, a ossada deverá ficar exposta no museu da Fundamar (Fundação Museu de História Pesquisa e Arqueologia do Mar).
De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, esta é uma espécie cosmopolita, habita todos os oceanos. Assim como algumas outras espécies de baleias, a jubarte realiza uma migração anual. Durante o verão ela se dirige às águas polares para se alimentar e durante o inverno migra para águas tropicais e subtropicais para acasalar e dar à luz.
Assim, no hemisfério sul as jubartes chegam por volta de junho/julho e permanecem até novembro/dezembro, quando retornam para as áreas de alimentação. As áreas de reprodução da espécie são tipicamente próximas a ilhas ou continentes e/ou associadas a ambientes coralíneos.
Últimas Notícias
Comentários
Postar um comentário