São Sebastião recebe nesta segunda-feira novas doses de vacina contra a gripe



Situação nas unidades de Saúde deve se normalizar a partir de terça-feira



A Prefeitura de São Sebastião informa que novo lote de vacina estará disponível a partir desta terça-feira (3) nas unidades de saúde. A informação foi dada pela Secretaria Municipal de Saúde após a confirmação do envio de uma nova remessa pelo Governo Federal.

No último sábado (30) durante a realização do Dia “D” muitos postos de vacinação utilizaram todo o estoque das doses inicialmente encaminhadas pelo Ministério da Saúde

O balanço divulgado pelo setor de Vigilância em Saúde aponta que somente no primeiro dia de vacinação foram 6,5 mil doses aplicadas. Um número considerado alto para o inicio da campanha. “Havia uma enorme expectativa por parte de toda sociedade pela vacina em razão da repercussão dos casos de gripe associados ao vírus H1N1 e com isso a população que normalmente comparece distribuída entre os 20 dias de campanha – que segue até o dia 20 de maio – decidiu ir todo mundo no primeiro dia da campanha”, explicou o diretor de Vigilância em Saúde Givanildo Tavares.

Ainda segundo ele o Ministério da Saúde encaminhou para o município um primeiro lote com 50% das doses a serem distribuídas para São Sebastião. “O resultado foi que as doses disponíveis para esse dia “D” esgotaram devido a grande procura em um único dia. Infelizmente a logística de produção e distribuição das vacinas é complexa e o Ministério da Saúde tem procurado fazer esse trâmite com maior brevidade No entanto ainda virão outros lotes e não faltará vacinas para a população prioritária”, garantiu.

Para 2016 em São Sebastião a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de imunizar 15 mil pessoas dentro dos grupos prioritários determinados: crianças menores de cinco anos de idade; idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.



Serviço: Para mais informações o telefone é o da Ouvidoria da Saúde pelo telefone 0800-770-0029, o atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Comentários