Projeto “SP pela Primeiríssima Infância” será implantado em São Sebastião



Clique para obter Opções
Matéria: Damares Oliveira

Foto: Divulgação

Legenda: Projeto será lançado oficialmente em maio – mês das mães



Projeto “SP pela Primeiríssima Infância” será implantado em São Sebastião



O projeto tem transformado a realidade de muitas mulheres no estado.



A Prefeitura de São Sebastião lançará oficialmente na próxima quarta, (11), às 9h o projeto “SP Pela Primeiríssima Infância”. A cerimônia será realizada no salão social do Tebar Praia Club, na região central da cidade.

O evento contará com a presença de autoridades municipais, representantes do Governo do Estado de São Paulo, como também representantes da própria Fundação.

A articuladora do “SP pela Primeiríssima Infância” em São Sebastião, a pediatra Camila de Aguiar Bernardo destaca a importância e objetivo no apoio às mães desde os primeiros meses de gestação até os três anos de idade da criança que contará com apoio e garantias de um desenvolvimento saudável, a partir de um Comitê Gestor Municipal composto por profissionais concursados pelas secretarias da Saúde, Educação e Trabalho e Desenvolvimento Humano.

Para o prefeito Ernane investir na área social sempre foi uma de suas prioridades. “Uma obra física dá votos. Uma obra social oferece qualidade de vida. Apesar de termos investido muito no município, nada nos realiza mais que oferecer aos moradores condições melhores, especialmente nas áreas compreendidas por este projeto. Garantia de direitos”, enfatizou.

Objetivo

A primeira infância engloba a gestação, o parto e os primeiros anos de vida da criança. No Brasil, essa fase é considerada até ela completar seis anos. É um período essencial para o seu desenvolvimento, visto que as experiências nela marcarão toda a sua vida. É nesta fase que ocorrem o crescimento físico, amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, desenvolvimento da capacidade de aprendizado, iniciação social e afetiva, entre outros fatores. A articuladora do programa em São Sebastião, Camila de Aguiar, explicou que a interligação entre todos esses aspectos do desenvolvimento serão fundamentais para garantir melhor qualidade de vida e o futuro dessa criança.

Fundação Maria Cecília Souto Vidigal

A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal foi criada em 1965, e desde 2007, dedica-se à promoção do desenvolvimento na Primeira Infância por meio da geração e disseminação de conhecimento. A fase inicial do projeto começou em 2009 em algumas cidades do interior de São Paulo. Em 2012, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo firmou convênio com a Fundação para viabilizar a execução do programa em regiões pré-estabelecidas pelo Estado cujas ações visam à integração, inicialmente, das três áreas de atendimento à Primeira Infância: saúde, educação e desenvolvimento social, podendo se estender em uma grande rede de parcerias.

Comentários