PROCON orienta consumidores a utilizarem portal para solução alternativa de conflitos de consumo


PROCON orienta consumidores a utilizarem portal para solução alternativa de conflitos de consumo



Um dos objetivos é ajudar consumidores sem tempo para atendimento físico nos PROCONS

O órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) de São Sebastião orienta aos consumidores a utilizarem uma “surpreendente” ferramenta para a solução alternativa de conflitos de consumo. Trata-se do portalwww.consumidor.gov.br, que está em funcionamento há quase dois anos e destina-se a defender os direitos do consumidor.

O site idealizado e desenvolvido pela SENACON (Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor) – órgão federal – é monitorado por todos os Procons do Brasil, cujos índices de solução são bem satisfatórios.

De acordo com o coordenador do PROCON Municipal, Marcos Roberto de Souza, o consumidor precisa se cadastrar no portal e, a partir daí, pode realizar pesquisa com relação à empresa que deseja consultar. Se o nome dela aparecer, basta registrar a reclamação e o fornecedor conveniado tem o prazo de 10 dias para enviar resposta ao consumidor. “Na maioria das vezes, o tempo de retorno está bem abaixo da média”, garante Souza.

O www.consumidor.gov.br, no entanto, não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor, que continuam atendendo os consumidores por meio de seus canais tradicionais de atendimento.

Com mais de 300 empresas filiadas e aproximadamente 220 mil consumidores cadastrados, o objetivo do portal é alcançar o consumidor jovem ou o “conectado”. Há, inclusive, aplicativo para baixar no celular em que o sistema operacional seja o Android.

Segundo o coordenador, a ideia da ferramenta também é atender aquelas pessoas sem muito tempo disponível para procurar o atendimento físico dos PROCONS.

Ele lembra, ainda, que a Fundação PROCON/SP, há um bom tempo, já disponibiliza em seu site www.procon.sp.gov.br um espaço destinado ao atendimento eletrônico aos consumidores. O portal é voltado principalmente às compras realizadas pela internet, sendo que nessa mesma página é possível visualizar o link “EVITE ESSES SITES”, com mais de 500 empresas não recomendadas para compras online.

Serviço – O PROCON atende na rua Capitão Luis Soares, 491, no Centro. Já na Costa Sul do município, o atendimento ocorre toda quarta-feira, das 9h às 14h, na Regional Boiçucanga. Informações pelo telefone (12) 3892.1639.



Balanço

O Procon em São Sebastião apresenta balanço da gestão da entidade no município em 2015, com 4.585 atendimentos. A fundação promove, além do relatório de atendimento, reuniões regionais e ações de educação para o consumo. As reuniões são periódicas e fomentam ações para o fortalecimento da política estadual do consumidor.

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