Orquestra Jovem de Cordas estreia trecho da obra “Messiah”, de Handel







Fotos: Rosangela Falato|PMSS



Legenda: Jovens musicistas mostram talento durante apresentação especial do feriado de Corpus Christi









Grupo inicia trabalho com proposta de valorizar clássicos da música erudita e agrada o público



Com apresentação especial para o feriado de Corpus Christi, a Orquestra Jovem de Cordas de São Sebastião executou, pela primeira vez, pequeno trecho da obra “Messiah”, considerada a mais famosa criação de Georg Freidrich Handel. O público aprovou a performance e reconheceu o talento dos jovens músicos, que também mostraram repertório eclético passando do clássico ao popular na noite de sexta-feira (27), em frente ao prédio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), na Rua da Praia.

Sob a regência de Raphael Tavares, assessor cultural das oficinas da Fundação Educacional e Cultural Deodato Santana (Fundass), da Sectur, a orquestra apresentou peças integrantes do repertório do grupo e estreou o primeiro movimento da oratória de Handel com a proposta de começar a preparar os jovens musicistas para a execução de clássicos da música erudita.

A obra de Handel, de 1741, conta com 51 movimentos divididos em três partes, com duração aproximada de 2h30, embora o tempo varie em função das diferentes interpretações. O célebre “Aleluia”, que é o 42º movimento, é reconhecido pelas pessoas com facilidade, o que já não acontece com a totalidade da oratória.

A obra, intitulada por Handel como “Messias”, foi concebida para a Páscoa e executada pela primeira vez após a morte do compositor. Porém, tornou-se tradição e sua apresentação durante o “Advento”, período das festas de Natal, onde é mais apresentada do que nas comemorações da Páscoa.

A Orquestra Jovem de Cordas de São Sebastião completará dois anos de apresentações. Seu primeiro ensaio aberto ao público foi em 7 de novembro de 2014 nas dependências da Sectur e contou com a participação da Camerata Difusa – Orquestra de Câmara Municipal de São Sebastião. Projeto da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião, a Orquestra Jovem de Cordas tem parceria da Sectur e patrocínio da Petrobras.

Comentários