Obras da artista plástica Regina Vilas Boas podem ser vistas no Deppat






Fotos: Rosangela Falato|PMSS



Legenda: Vernissage contou com a presença de convidados e amantes das artes plásticas de São Sebastião







Exposição traz 10 quadros da primeira mostra da artista na cidade



“De Dentro Pra Fora” é o tema da primeira exposição da artista plástica Regina Vilas Boas em São Sebastião, cidade que escolheu para viver e onde mantém seu ateliê em sua residência, no bairro de Toque Toque Pequeno. Com a presença de amigos e amantes das artes plásticas do município, a vernissage ocorreu na noite deste sábado (28), no Departamento de Patrimônio Histórico Cultural (Deppat) da Secretaria de Cultura e Turismo do município.

A mostra traz 10 quadros na técnica acrílico sobre tela e carvão, diferencial no trabalho de Regina, que convive com a arte desde pequena ao lado da mãe, também artista plástica. Os quadros figurativos com traços em carvão revelam as emoções, vivências em meditação, renascimento, retiros realizados pela artista, que também atua com a Terapia do Renascimento, técnica criada pelo terapeuta norte-americano, Leonardo Orr.

“Aqui estão minhas emoções que afloram e são reveladas na arte. A exposição traz isso, o que a gente sente, as vivências que, muitas vezes, não conseguimos expressar. O quadro espiral, por exemplo, mostra a energia com a vida, a conexão com tudo, conexão de alma, sentimentos, plenitude, amor”, disse Regina confiante com sua primeira experiência em expor seus trabalhos na cidade.

Além dos quadros, o visitante também poderá ver algumas fotos de instalações da artista como o muro de sua casa, que ela transformou em uma obra de arte. O estilo figurativo e os traços lembram artistas como o pintor Joan Miró, Wassily Kandinsky, pioneiro do movimento abstracionista, o espanhol Pablo Picasso, seu grande ídolo, disse Regina.

Suas obras vêm da inspiração. “Coloco uma tela branca, respiro, ouço uma música e, instintivamente, vem tudo como uma luz. Há momentos em que estou pintando e perco o controle, não sou mais eu e, em 1h30 o quadro está pronto”, explicou a artista que pretende mostrar e levar essas emoções e sensações ao público com sua arte.

A Diretora do Deppat, a historiadora Rosangela Dias da Ressurreição, elogiou as obras de Regina Vilas Boas e convidou o público a visitar e conhecer os trabalhos do Departamento, que reúne arquivo fotográfico da história do município e documentos datados dos séculos XVII ao XIX, que estão abertos para pesquisas. Ela também frisou a importância do Deppat que se consolidou em espaço coletivo de exposições da cultura caiçara, de cerâmica e demais trabalhos que também chegam ao município por meio da participação de São Sebastião no Sistema Estadual de Museus, proporcionando mostrar ao público exposições de artistas de várias cidades. “Esse espaço é plural porque a arte, a cultura é plural”, afirmou.

Serviço: A exposição “De Dentro Pra Fora” pode se visitada até o final de junho, no Deppat/Sectur (avenida doutor Altino Arantes nº 130, no Centro Histórico), de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 16h às 20h.

Comentários