Data é comemorada mundialmente em 12 de maio e celebrada também com uma semana de atividades





São Sebastião celebra missa em homenagem ao Dia do Enfermeiro



Ato religioso reuniu autoridades municipais e funcionários nesta quinta-feira (2) no Hospital de Clínicas



Comemorado mundialmente em 12 de maio, o Dia do Enfermeiro foi reverenciado em São Sebastião com celebração de missa especial nesta quinta-feira, pela manhã, no Hospital de Clínicas, pelo padre Elimar de Azevedo Ferreira, da Paróquia de São Sebastião. Participaram autoridades municipais como o prefeito Ernane Primazzi e a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano (Setradh), Roseli Primazzi, além dos secretários Fábio Lopez (Governo), Urandy Rocha Leite (Saúde), Maria Zeneide Nunes da Silva Moraes (Educação) e Antonio Carlos dos Santos (Fazenda).

A cerimônia religiosa contou também com a presença do interventor do Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), Marcelo Camargo, o provedor da Irmandade, Ubirajara Nascimento, além de enfermeiros e funcionários do setor da Saúde. Durante a semana, várias ações estão sendo realizadas pelo setor em comemoração à data. O prefeito enalteceu a importância do trabalho realizado pelos enfermeiros. “Mais do que uma relação de trabalho, é doação pura de amor e dedicação ao próximo”, frisou Ernane Primazzai.

Origem

Celebrado mundialmente desde 1965, o Dia Internacional da Enfermagem foi, oficialmente estabelecido em 1974 a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a "mãe" da enfermagem moderna.

De nacionalidade inglesa, Florence nasceu em Florença, na Itália. Aos 17 anos, ela, que era cristã anglicana, decidiu ser enfermeira acreditando atender a um chamado de Deus. Seu trabalho ficou conhecido quando o Reino Unido participou, entre 1853 e 1856, da Guerra da Crimeia. Ela era denominada “Dama da Lâmpada”, instrumento que usava durante a noite para ajudar os feridos. Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.

No Brasil, a data passou a ser comemorada em 1938 instituída pelo então presidente Getúlio Vargas. No entanto, é comum a realização da Semana da Enfermagem, que começa em 12 de maio (com o Dia Internacional da Enfermagem) e termina em 20 de maio (com a comemoração do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem).

Comentários