Chão Caiçara realiza mais um “Café de Garapa, Bate Papo e Violão” nesta sexta-feira(13)




Fotos: Divulgação

Legenda: Sexta-feira 13 é dia de “Café de Garapa, Bate Papo e Violão”



Chão Caiçara realiza mais um “Café de Garapa, Bate Papo e Violão” nesta sexta-feira(13)



Na próxima sexta-feira (13) o projeto ‘Chão Caiçara’ realiza mais uma edição do seu tradicional “Café de Garapa, Bate Papo e Violão”, evento que conta com o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura de São Sebastião (Sectur).

O mês de maio marca os dois anos desta atividade que conta com artistas da cultura caiçara e convidados, sempre acompanhado de comidas e bebidas típicas caiçaras.

Lindomar dos Santos, o “Nicinho”, um dos fundadores do Chão Caiçara e também assessor cultural das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural Deodato Santana – Fundass/Sectur, falou sobre o evento.

“Fizemos nossa primeira apresentação no dia 27 de maio de 2014 com um grupo de estudantes da Fass/Unibr a pedido do professor Jucilei Pereira e de lá para cá o evento tomou forma e por contou com participações de muitos artistas pelo sarau, entre eles poetas, escritores, artesãos, cantores, mestres da cultura caiçara, pasquim, contadores de história”, contou Nicinho.

Entre as importantes artistas que frequentam o espaço do Chão Caiçara estão Geraldo de Buta, Ivo de Souza, Yara Moraes, Neide Palumbo, Luiz Fernando, Evaldo Pereira, Sonia Lopez, Maria Angélica, Lindomar Nicinho, Juliano Junqueira, Reinaldo Contra Pino e outros valiosos difusores da cultura caiçara por onde passam.

Missão

O Chão Caiçara tem como missão e fim institucional apoiar, difundir e fomentar iniciativas, voltadas para o desenvolvimento cultural, artístico, ambiental, social, turístico, esportivo e educacional, promovendo a cultura local o convívio comunitário para a livre expressão de manifestações culturais e difusão de conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região onde atua.

O projeto promove roteiros caiçaras, como passeios de canoa, pesca artesanal, trilhas, visitas monitoradas no centro histórico; ações gastronômicas caiçara como pirão de banana verde, café de garapa, lambe-lambe, bolo na folha de bananeira.

Além disso, também promove eventos de cultura tradicionais, a exemplo da Corrida de Canoa, do Sarau Chão Caiçara, do Caiçararte e da Exposição de Artes Caiçara.

No espaço da sede do projeto os moradores do bairro de Barequeçaba encontram aulas das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural Deodato Santana – Fundass/Sectur e atividades esportivas com apoio da Secretaria de Esportes (Seesp). Os munícipes da região podem fazer aulas de artesanato em madeira, cerâmica, capoeira, jazz, flauta, violão, reciclagem, mangá, musicalização, zumba, surf e alongamento.

Serviços: O “Café de Garapa, Bate Papo e Violão” acontece na sede do Chão Caiçara no bairro de Barequeçaba, à rua Cantídio de Moura Campos n º356 a partir das 19:30h. A página

Comentários