Vacinação contra a Influenza começa no próximo dia 30








Fotos: Luciano Vieira | PMSS


Legenda: Idosos estão entre o público alvo da campanha



Vacinação contra a Influenza começa no próximo dia 30

Até 20 de maio, serão 16 unidades de saúde do município com imunização das 8h às 17h

A campanha de vacinação contra a Influenza na rede pública começa no próximo dia 30 e se estenderá até 20 de maio, em 16 unidades de saúde espalhadas pelo município que aplicarão a vacina no período das 8h às 17h. Além das unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de todo os bairros ao longo de São Sebastião, a vacinação também acontecerá no Centro de Saúde da região central.

A vacina é capaz de promover imunidade efetiva e segura durante o período de circulação sazonal do vírus que este ano começou mais cedo. A vacinação na rede pública é feita anualmente para prevenir a doença. Ela é indicada para crianças de seis meses a menores de 5 anos, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde (público e privado), indígenas, pessoas com doenças crônicas, grupos com 60 anos ou mais e população prisional.

Viral

No ano passado, segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Givanildo Ferreira Tavares, foram disponibilizadas 23 mil doses distribuídas pelo Ministério da Saúde de forma gradual. Ele explicou que o Ministério define a cobertura nos grupos de risco e, caso haja sobra após a imunização de todos, o próprio Ministério pode determinar que ela possa ser estendida a outros setores, embora a prioridade seja cobrir totalmente os grupos necessários.

A influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global, também chamada como gripe e influenza humana. Seu vírus se subdivide em A, B, e C. Dentre estes os mais importantes em relação aos que provocam a gripe Humana são os subtipos A e B. O vírus do H1N1, pertence ao subtipo A, isto é, integra o grupo da Influenza. “É importante entender que o H1N1 é um tipo de gripe que pode se agravar para uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)”, explicam Milene Cordeiro, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, e Givanildo Ferreira Tavares, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde.

Laboratorial

A técnica de diagnóstico preconizada pela OMS – Organização Mundial da Saúde para confirmação laboratorial de Influenza A(H1N1) é o RT-PCR em tempo real. Somente pacientes internados ou pacientes que evoluem para óbito são notificados e as amostras de secreção respiratória de casos suspeitos para o diagnóstico de infecção pelo vírus de Influenza A(H1N1) deverá ser realizado no Laboratório de Referência - Instituto Adolfo Lutz (IAL-SP). Este laboratório faz parte da rede de laboratórios credenciados pela OMS.

Serviço: Confira os postos de vacinação no site oficial da Prefeitura: www.saosebastiao.sp.gov.br

Comentários