“Circuito Sesc de Artes” contagia público da Rua da Praia










Fotos: Valéria Borges | PMSS

Legenda: Evento envolve moradores e visitantes durante o final de semana com muitas atividades



“Circuito Sesc de Artes” contagia público da Rua da Praia

As diversas artes encantaram as pessoas e a música colocou todos pra dançar num animado baile ao ar livre



A Rua da Praia, no Centro Histórico de São Sebastião, foi tomada pelo encanto de diversas manifestações artísticas repletas de criatividade e acabou sendo palco de um animado e alegre baile dançante no fim de tarde e começo de noite deste sábado (2).

Os responsáveis por toda essa performance, que contagiou o público, foram os artistas do projeto “Circuito Sesc de Artes – Conectando Lugares”; eles trouxeram para a cidade sua edição 2016 em parceria com a Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).

O objetivo proposto pelo projeto de circular ideias não só cumpriu sua intenção como também de fato contagiou pessoas de todas as idades. Após acompanharem com muita atenção as intervenções de teatro, circo e artes visuais, o povo caiu na dança num baile ao ar livre que quase não teve fim.

Ainda com a luz do fim da tarde a dupla da ‘Cia. Sôlta’ levou à plateia suas apresentações intituladas “Em fim, à Mesa”, uma mistura de técnicas circenses com as de teatro. Na sequência o grupo ‘Redimuinho de Investigação Teatral’ utilizou o cenário histórico do local como palco para a peça “Vesperais nas Janelas – O Coração do Lugar”, arrastando o público para testemunhar as experiências vividas por eles em viagens pelos sertões do Brasil, principalmente o norte e o noroeste de Minas Gerais, terras de Guimarães Rosa.

Paralelamente, do outro lado da rua, o público apreciou artes visuais, com o “Postal Tipográfico” da ONG Oficina Tipográfica; cinema com o “Cine Magia” com curtas-metragens dirigidos pelo cineasta francês Georges Méliès e também literatura com o ‘gRUPO êBA!’, mediando leituras individuais e compartilhadas de seu “Palavra + Imagem”.

O ‘baile’ começou com o carimbó, cumbia, maracatu, catira, música eletrônica, rock, hip hop e jazz da banda “Dona Zaíra” e emendou a festa com a interação promovida pelo ícone da cultura black brasileira Nelson Triunfo e suas “Danças Urbanas do Soul ao Hip Hop”, envolendo a plateia num verdadeiro baile, como os de antigamente, ao som de muito hip hop, soul e funk e com direito a passos coreografados, ensinados na hora pelos dançarinos da trupe e recheado de muita improvisação.

O que se viu foi uma mistura boa de gente de todas as idades, atividades, estilos de vida, todos envolvidos pela música e pela dança solta, sem compromisso com acertos, só com a diversão.

Uma das coordenadoras do projeto, Amanda Silva, falou ao final do evento sobre a experiência na cidade. “Foi muito incrível essa passagem por São Sebastião, uma mistura especial entre a energia das pessoas e o cenário que encontramos aqui com estes casarões, essa rua maravilhosa e essas árvores e praça lindas demais, tudo foi misturado pra servir de mais inspiração pra todos os artistas e resultou num dia maravilhoso e muito feliz. Estamos todos agradecidos e encantados com este lugar e este povo; tivemos um retorno visual e de calor humano muito incrível”.

A edição 2016 do projeto “Circuito Sesc de Artes – Conectando Lugares” percorre 114 cidades (seis a mais que em 2015) do interior, litoral, Capital e Grande São Paulo, chega ainda maior, com uma programação que envolve diferentes linguagens artísticas, como música, dança, teatro, circo, cinema, artes visuais e literatura.

A programação itinerante tem 12 roteiros diferentes, sendo que cada um deles percorre nove cidades, exceto as programações de números 11 e 12 que irão circular por 12 municípios, com um fim de semana a mais de programação. Serão 67 trabalhos artísticos e um total de 807 apresentações e intervenções artísticas nos finais de semana (sextas, sábados e domingos), até o dia 24 de abril, com a participação de 311 artistas.

No Litoral Norte as ações passaram também por Ubatuba e Caraguatatuba.

Comentários