Aproximadamente 200 pessoas são atendidas pelo Mutirão da Saúde em Juquehy







Foto: Divulgação

Legenda: Atendimento ocorreu na Estratégia Saúde da Família II



Aproximadamente 200 pessoas são atendidas pelo Mutirão da Saúde em Juquehy

Equipe médica diagnosticou cinco casos graves; pacientes foram encaminhados para hospitais em São Paulo



O Mutirão da Saúde realizado pela Samju (Associação Comunitária Amigos do Juquehy), em parceria com a Prefeitura de São Sebastião no bairro de Juquehy, na Costa Sul do município, atendeu cerca de 200 pessoas no sábado (2).

O atendimento desenvolvido por médicos da cidade de São Paulo envolveu as seguintes especialidades: pediatria, mastologia, urologia, proctologia e clínica geral, inclusive com avaliação cardiológica.

Do total atendido, aproximadamente 90% de moradores em Juquehy, a equipe médica diagnosticou cinco casos graves, os quais foram orientados e encaminhados para consulta e procedimentos cirúrgicos na capital paulista.

Um dos pacientes diagnosticados, e que precisa passar por cirurgia de hérnia inguinal, é o menino Davi Moreira Leal, de apenas três anos. A mãe, Adriana Antônia Moreira Silva, 32, conta que o seu filho nasceu com o problema.

Para ela, o mutirão foi maravilhoso. “Eu achei ótimo o atendimento porque os médicos, em apenas um dia, tomaram providências com relação ao caso do meu filho. Não tenho palavras para agradecer”, frisou Adriana, que trabalha como cozinheira. A consulta do garoto está agendada para o dia 14 de abril.

Além do menino, foram diagnosticados dois pacientes com tumor de reto, um com tumor vascular e um com suspeita de tumor de mama.

De acordo com organizadora Deborah Zilberstein, a ação foi muito válida no sentido de suprir a necessidade de especialistas e permitir o encaminhamento dos casos mais graves.

Atendimento

O atendimento ocorreu na ESF II (Estratégia Saúde da Família), situada na rodovia Rio-Santos, onde os profissionais contaram com todo o suporte e insumo da Secretaria de Saúde (Sesau), por meio da Fundação Pública de Saúde de São Sebastião.

O médico Maurice Youssef Francis agradeceu aos funcionários da ESF e a diretora da Atenção Básica de Saúde do município, Sandra Mamy Umehara, pelo acompanhamento nos procedimentos, apoio e dinâmica do sistema de saúde realizado na cidade. “Encontramos uma base estruturada com o maior diferencial para a vontade de ajudar. Contribuímos nos casos de maior complexidade com o encaminhamento para hospitais em São Paulo. Esperamos e acreditamos que esse não será o único projeto, mais o início de vários outros mutirões de saúde para bem maior da população”, comentou.

A equipe de especialistas também participou de encontro com alguns médicos da rede municipal de ensino em que debateram casos e atualizações relacionadas à saúde.




Comentários