Fotos: Halsey Madeira | PMSS
Legenda: Solenidade lotou as dependências do Teatro Municipal
Secretários e servidores são homenageados com Título de Cidadão Sebastianense
Solenidade reuniu várias autoridades durante entrega de títulos no Teatro Municipal
O aniversário de 380 anos de emancipação político-administrativa de São Sebastião também foi marcado com a entrega de títulos de “Cidadão Sebastianense” a personalidades de destaque por sua atuação na sociedade, durante solenidade da Câmara Municipal realizada quarta-feira (16), no Teatro Municipal.
Este ano, os secretários municipais de Esportes e de Governo, Fábio Lopez, e da Educação, Angela Couto, foram homenageados junto com o atual chefe de Gabinete e Ouvidor Municipal, Marco Antônio de Souza. Também receberam o título, as servidoras na área da Saúde, Helena Dora Glina, coordenadora da Assistência à Saúde da Mulher, e Carla Bruço, coordenadora do Centro de Aleitamento Materno de São Sebastião (Ciama).
Natural de Santos e morador no bairro São Francisco, o secretário Fábio Lopez foi homenageado pelo vereador Simei da Silva Ferreira. Advogado, Fábio esteve à frente da Secretaria de Esportes entre 2013 e 2015 e, desde o ano passado, também responde pela Secretaria de Governo. Ele agradeceu a todos, à sua família e, em especial aos servidores das duas pastas que “ajudaram a construir essa história pois, sem eles, eu certamente não estaria aqui”. Fábio também agradeceu ao prefeito Ernane, a quem conhece há mais de 10 anos, pela oportunidade. “É um orgulho trabalhar para um prefeito que me ensina valores familiares e administrativos, lições que vou levar para minha vida”.
O secretário destacou avanços nos dois setores e ações importantes, ligadas à Segov, como a implementação da Ouvidoria Municipal, Coordenadoria da Mulher e a unidade do Conselho Tutelar na Costa Sul. “Esse título reforça nosso compromisso com a cidade”, frisou.
Ao destacar a importância do trabalho do professor, o vereador José Reis de Jesus Silva prestou homenagem à secretária de Educação, Angela Regina Couto, paulistana que chegou a São Sebastião em 1984 e há 23 anos atua na rede municipal de ensino. Emocionada, lembrou que ao passar no concurso público para a Prefeitura de São Sebastião foi morar no bairro São Francisco, com a Família Teixeira. “Lá começou minha vida caiçara definitivamente. Minha convivência com os caiçaras do Bairro era tão grande que esqueci que não era caiçara. Fui sebastianense no dia em que pisei nessa terra. Só me faltava realmente isso, e o Reis me deu”, frisou a secretária de Educação.
Professora alfabetizadora com especialização em literatura infantil e Contadora de Histórias, ministrou aulas em vários bairros de São Sebastião. Atuou como Conselheira do Fundo de Pensão e Aposentadoria dos Servidores Públicos Municipais e foi a primeira servidora pública a ocupar a Presidência do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, oportunidade em que promoveu maior integração entre os funcionários instalando subsedes na Costa Sul e Costa Norte e cursos profissionalizantes. Na rede municipal, implementou o projeto referência estadual no atendido à inclusão, a aplicação da Lei Federal que garante ao professor 1/3 de sua jornada remunerada para estudo, e a transparência nos processos de remoção, remanejamento e atribuição dos Professores Municipais.
Mais homenagens
Emocionado, o chefe de Gabinete e ouvidor da Prefeitura, Marco Antônio de Souza, recebeu a homenagem do vereador Ercílio de Souza. Funcionário público estadual aposentado, Marcos foi vereador entre 2001 e 2004 e secretário municipal de Esportes por duas vezes (1989/1992 e 1993/1996), cumprindo metade do exercício. Souza também desempenhou a função de Ouvidor na Câmara Municipal, no biênio 2005/2006. Nascido em 16 de novembro de 1956, no Hospital São José, em São Vicente, Marcos foi registrado na cidade da Baixada Santista e, no dia seguinte após seu nascimento, já estava no bairro São Francisco. “O seu chão é onde a sua vida começou”, salientou. “A palavra que resume esse momento é gratidão às pessoas que fizeram e fazem parte da minha vida”.
Já, o vereador Onofre Neto entregou o título de Cidadã Sebastianense à renomada profissional, a ginecologista e obstetra Helena Dora Glina, coordenadoria da Assistência à Saúde da Mulher desde 2001. O vereador Daniel Simões homenageou a coordenadora do Centro de Aleitamento Materno de São Sebastião (Ciama), Carla Bruço.
O prefeito Ernane Primazzi frisou a importância do trabalho desenvolvido por todos os homenageados e deixou uma mensagem de reflexão. “A Nação atravessa um momento triste, mas vamos ver o outro lado da história. O País está recomeçando; nossa geração foi escolhida para fazer essa transição e ajudarmos a edificar um nono Brasil, uma nova São Sebastião. Que Deus nos dê sabedoria, calma e paciência para que possamos fazer a nossa parte”, declarou o prefeito.
Comentários
Postar um comentário